Grillagem no DF

Compradores criaram associação de moradores ilegal

sexta-feira, 24 de março de 2023

Operação prende grileiros em condomínio na Ponte Alta, no Gama

Cerca de 20 compradores de lotes em condomínio na região da Ponte Alta, no Gama, responderão pelo crime de parcelamento irregular do solo. A ação prendeu ainda um dos grileiros responsável pela venda ilegal do terreno

A Delegacia Especial de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema) desarticulou, na manhã desta terça-feira (3/3), o esquema de grilagem de terra na região da Ponte Alta, no Gama. Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão. Um dos corretores responsáveis pela venda dos lotes foi preso.

De acordo com a delegada à frente da operação, Mariana Almeida, cerca de 20 compradores identificados foram indiciados pelo crime de parcelamento irregular do solo. "Eles se uniram e criaram uma associação de moradores para a implementação de infraestrutura, o que é ilegal. Eles chegaram a colocar um muro delimitando a área, que foi derrubado no ano passado, pela DF Legal", destaca. Segundo ela, mesmo com a multa de R$ 1 milhão e a estrutura derrubada, os líderes da associação de moradores deram continuidade nas construção com o calçamento da rua, caixa d'água e o levantamento do muro.

A delegada ainda explica que grileiros começaram a venda dos lotes no início de 2019. Quarenta terrenos foram postos à venda, pela média de R$ 100 mil, o que gerou um lucro de aproximadamente R$ 4 milhões. Parte dos valores era recebido, por meio de automóveis e quantias depositadas em contas correntes de empresas inativas. O grupo fabricava cessões de direitos falsas, em nome de laranjas, em cartórios de cidades do entorno.

Os investigados responsáveis pela venda vão responder pelos crimes de organização criminosa, parcelamento irregular do solo para fins urbanos, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. Até o momento, um dos corretores de imóveis mais conhecidos da Ponte Alta do Gama foi preso.

Desocupação em São Sebastião

Também na manhã desta terça-feira (3/3), uma operação coordenada pela Secretaria DF Legal realizou a desobstrução de área ocupada irregularmente no Assentamento Aguilhada, na região do Pinheiral em São Sebastião. No local foram constatadas 28 edificações em alvenaria e madeira.

O terreno incorporado ao patrimônio da Terracap foi alvo de uma operação em 2019, contra a grilagem de Terra. Na ocasião, sete pessoas acusadas de grilagem de terras foram presas.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br