O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Hidrômetro individual

Fortaleza tem primeiro prédio com medição para cada unidade

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

Prédio implanta medição individualizada de água pelo padrão Cagece

O primeiro prédio de Fortaleza a implantar a medição individualizada, pelos padrões da Cagece, já teve suas primeiras faturas emitidas. Os 16 apartamentos receberam contas individuais, em julho. A novidade atribui a cada família seu consumo real, sem precisar ratear por igual o valor cobrado pela água do prédio todo. Com a mudança, em caso de inadimplência de algum condômino, o corte é realizado pela Cagece, na ligação individual do apartamento, sem prejudicar os demais moradores.
 
 
Além das vantagens diretas para o consumidor, em Fortaleza, há mais uma razão para a individualização da medição. A Lei municipal 9009/05 estabelece a obrigatoriedade da instalação de hidrômetros individuais em cada unidade residencial ou comercial, nos condomínios verticais da cidade a serem construídos. A questão, porém, é que muitos prédios não seguem as normas internas da Cagece, o que impossibilita a Companhia de operar a medição individualizada dos apartamentos. Portanto, vale ficar atento para essas regras. Mais ainda porque o ganho maior ao adotar o sistema individualizado é para o meio ambiente, pois a consciência do consumo real de cada família ajuda a educar para evitar desperdícios. Lembrando que as modificações das instalações internas não são executadas pela Cagece, nem são custeadas pela mesma.
 
 
Segundo o síndico Augusto José Batista, a implantação de medição individualizada trouxe mais justiça nas contas dos moradores.“Não era justo, alguns moradores com menor consumo pagarem pelos outros”, resume. Ele ressalta também que houve diminuição no valor mensal da administração do condomínio.
 
“Eu diria aos outros síndicos que tomem essa medida o mais rápido para ter justiça entre os condôminos. Pois os clientes dos síndicos são os condôminos”, aconselha.
 
No caso desse primeiro imóvel, o investimento de cada apartamento para adaptar a estrutura hidráulica foi de cerca de R$ 2,4 mil, parcelados em 10 vezes. “O orçamento varia muito de um imóvel para outro. Cada caso é um caso”, explica Fernanda Gonçalves, representante da empresa que executou o serviço.

SERVIÇO

 Para os clientes que desejarem aderir à medição individualizada, encontram-se disponíveis as informações necessárias, no site da Cagece, na internet, pelo link “downloads”, na pasta “norma de medição individualizada” (http://www.cagece.com.br/servicos/downloads). Além dos padrões técnicos, uma das exigências é que haja unanimidade entre os condôminos para adoção da mudança.
 
 

Fonte: http://www.ceara.gov.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...