O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Imóvel tombado

Condôminos e síndico tentam preservar edifício soteropolitano

Publicado em: terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Condôminos preservam o imóvel

Enquanto esperam uma decisão oficial sobre o tombamento definitivo do edifício Sulacap, síndico e condôminos tentam, com recursos próprios, driblar impasses para preservar estruturas e solucionar problemas com instalações elétricas, pintura e conservação de portas e janelas, dentre outros equipamentos.

“Trata-se de um prédio antigo que precisa de manutenção regularmente. Agora, estamos trocando a fiação e, depois, vamos fazer orçamento para instalar câmeras de segurança. A expectativa é que, com o tombamento, essas questões fiquem mais fáceis de serem solucionadas”, afirmou Joaquim Modesto de Souza Neto, 70, síndico.

Segundo ele, que é proprietário de uma sala no edifício há 20 anos, o cuidado com o prédio é uma preocupação de grande parte dos antigos condôminos.

Para o representante de vendas Manoel Moreira Filho, 81 anos, a conexão com o espaço que ocupa há mais de 50 anos é ainda maior. Condômino mais antigo do Sulacap, seu Manoel conta que o edifício faz parte da história da sua vida. E, por isso, não pretende deixá-lo tão cedo.

“Já viu essa vista?”, questiona ele. “É por causa dela que fiquei tanto tempo nunca cogitei sair”, conta, sorrindo, enquanto aponta para a Baía de Todos-os-Santos pela varanda de uma das três salas onde funciona a sua empresa.

Se para seu Manoel o Sulacap é paixão antiga, para o advogado Jorge Arapiraca, o carinho pelo prédio é recente, mas veio de forma “avassaladora”. Foi por isso que, há dois anos, comprou todo o sétimo andar do prédio para montar o que ele denomina como um “escritório de advocacia conceitual”.

“Há sete anos, entrei no prédio pela primeira vez e me apaixonei pela vista e pela arquitetura, mas só tinha condições de comprar uma sala nos andares de baixo. Fiz daquilo a meta da minha vida e consegui, há dois anos, comprar todo o andar”, contou.

História

De propriedade da Sul América Capitalizações, edifício Sulacap é fruto do projeto arquitetônico do austríaco Anton Floderer e do escocês Robert Prendice.

“Antes de o Sulacap ser construído, o local abrigou luxuoso e influente Hotel Sulamericano, símbolo do luxo do final do século XIX e início do século XX. Com a construção do prédio, a arquitetura rebuscada da época foi substituída pela modernidade e elegância próprios do art déco”, explicou o historiador Francisco Teixeira Melo.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...