O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Infiltrações no condomínio

Custo financeiro não é o único problema gerado por vazamentos

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

 Infiltração gera prejuízos para moradores e condomínio

Além dos custos financeiros, o problema gera transtornos e muita dor de cabeça
 
Por Verônica Pacheco
 
Um fator que pode gerar transtornos e conflitos no condomínio  está relacionado à água e esgoto. Qualquer vazamento ou infiltração é motivo para muita dor de cabeça. O caso pode até virar uma novela – já que dependendo do local do vazamento há muitas controvérsias sobre quem será o responsável pelo problema. “Os vazamentos e infiltrações danificam a estrutura da edificação, aumentam os custos com o abastecimento de água e se não for sanado no início pode trazer grandes prejuízos”, alerta Bárbara Silva Freitas, responsável pela área financeira e administrativa da Primar Administradora de Bens.
 
Umidade na parede, manchas escuras no teto do banheiro, pintura descascada e mofo são alguns indícios de que algo não vai bem com o encanamento e as tubulações. Assim que estes sinais forem detectados é necessário procurar um profissional para que seja possível identificar a origem do vazamento e eliminá-lo.
 
“Quando o vazamento acomete apenas a unidade do morador ele deve se responsabilizar pelos custos e pela resolução do problema. É recomendado agir rápido, para que outras unidades não sejam atingidas, implicando em mais prejuízos”, observa.
 
Existem basicamente três motivos para o surgimento de infiltrações: vazamentos, falhas na impermeabilização da laje e pelo lençol freático – neste caso a infiltração ocorre no poço do elevador. As empresas especializadas possuem equipamentos que captam o barulho do vazamento e mostram o local exato da infiltração. “Se o ponto estiver em alguma área comum, como na caixa d’ água, paredes externas, áreas de lazer, salão de festas e outros o condomínio é obrigado a se responsabilizar a reparar os danos”, ressalta.
 
Se algum morador perceber que seu apartamento está com alguma infiltração que tem origem em área comum ele deve relatar o que está acontecendo ao síndico, que por sua vez tem que tomar as medidas cabíveis para resolver a questão. “Se o problema tiver origem na unidade do vizinho, ele será o responsável pelos custos. No caso do imóvel ser alugado, o proprietário deve arcar com as despesas quando a infiltração ocorrer devido ao desgaste natural da estrutura. Se o inquilino fizer alguma reforma e acabar perfurando o encanamento, então ele terá que pagar o conserto”, afirma.
 
É bom lembrar que quando é necessário realizar obras de urgência não é preciso à aprovação em assembléia e se o próprio morador fizer o reparo que é de encargo do condomínio, ele deve continuar pagando as taxas normalmente e a questão deve ser resolvida durante as reuniões condominiais. “Se o condomínio arcar com os danos causados em outras unidades devido a uma infiltração em um determinado apartamento, ele poderá cobrar o reembolso posteriormente”, acrescenta.

Fonte: http://bagarai.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...