Inspeção predial

Evento do Crea-PR falará também sobre perícia e avaliação de omóveis

sábado, 27 de outubro de 2012

CREA-PR promove workshop sobre “Perícias, Inspeções Prediais e Avaliações de Imóveis”

A Comissão de Engenharia de Avaliações, Vistorias e Perícias do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realiza no dia 29 de outubro (segunda-feira), das 8h às 17h30, no Plenário do Conselho, o workshop “Perícias, Inspeções Prediais e Avaliações de Imóveis”, com os palestrantes engenheiro civil Tito Lívio Ferreira Gomide e o engenheiro industrial mecânico Sergio Sérgio Antonio Abunahman.

A proposta é aprimorar o conhecimento dos presentes na área de avaliações, perícias de engenharia e inspeções prediais a fim de que possam atender de forma mais eficaz às demandas de análise dos Projetos de Lei, bem como às demais solicitações sobre o tema, concernentes à área de atuação deste Conselho, como a fiscalização do exercício profissional.

A palestra sobre avaliações de imóveis, conduzida pelo engenheiro industrial mecânico Sérgio Antonio Abunahman, vai abranger questões sobre onde aplicar a necessidade de avaliar, bem como o modelo de Mandelblatt para avaliar imóveis urbanos e avaliações especiais de cinemas, teatros, hoteis, moteis e postos de gasolina, por exemplo. Ele alerta que há casos de corretores de imóveis que estão sendo nomeados para avaliações em ações de locação e outras.

“Os corretores, ainda que sejam uma excelente fonte de informações para o avaliador, não têm conhecimento científico para elaborar laudos, e sim emitir opinião de valor, o que é bem diferente”, enfatiza o engenheiro, que reitera a importância de que o perito avaliador tenha formação em Engenharia para poder fazer a análise de materiais construtivos que influenciam o valor final do imóvel, bem como realizar estudos de massa para determinar o real valor de um terreno. “Afinal, corretor não faz isso e nem pode”, complementa.

O engenheiro entregará ao CREA-PR um documento com laudos como a primeira avaliação no Brasil feita de um espaço aéreo. Além disso, o laudo sobre o desabamento do edifício Liberdade, que em janeiro deste ano matou 22 pessoas no Rio de Janeiro. “Também vou entregar um DVD sobre desapropriações e outro inédito no Brasil com um julgamento simulado numa ação de locação. Isso tudo é parte de um material inestimável para quem quer ingressar ou já está nesta área da engenharia que é a engenharia Legal”, explica Abunahman.

O engenheiro civil Tito Lívio Ferreira Gomide explica que a palestra sobre Inspeção Predial abordará o conceito com foco na Engenharia Diagnóstica e os procedimentos para a realização do laudo, consoante às diretrizes. “Mostrarei apontamentos de análise de risco e também falarei um pouco sobre as legislações de inspeção predial”, diz.

Segundo ele, a atividade de inspeção predial está regulamentada pela Resolução Nº 345 do CONFEA, sendo do engenheiro civil a habilitação legal.

“Engenheiros mecânicos e eletricistas também podem participar em equipes multidisciplinares. Evidentemente que os interessados podem se aprimorar com cursos específicos, mas não há nada que impeça qualquer engenheiro civil de fazer esse trabalho, tal qual qualquer perícia ou vistoria, como autoriza a resolução”, comenta.

As inscrições devem ser feitas pelo link Pro-CREA (http://www.crea-pr.org.br/procrea/), opção EVENTOS.

Programação:

8h às 8h30h - Abertura
8h30 às 11h30 - Palestra sobre Perícias e Inspeções Prediais com o Engenheiro Civil Tito Lívio Ferreira Gomide
11h30 às 12h - Perguntas ao palestrante
12h às 14h - Intervalo para Almoço
14h às 17h - Palestra sobre Avaliações com o Engenheiro Industrial Mecânico Sérgio Antonio Abunahman
17h às 17h30 - Perguntas ao palestrante e encerramento

Fonte: