O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Inundação em SP

Vizinhos culpam obra em condomínio por enchentes, em Suzano

Publicado em: sexta-feira, 7 de novembro de 2014

'Obra de condomínio é responsável por enchentes em casas', diz morador

Após chuvas em Ferraz de Vasconcelos, imóveis ficam cheios de água. Moradores culpam má construção de condomínio próximo às casas.   Moradores de duas casas em Ferraz de Vasconcelos (SP) temem ao ver os primeiros pingos de chuva. As residências no Jardim São Luiz ficam no alto, porém há cerca de 2 anos os imóveis sofrem com alagamentos. Os moradores garantem que não são os rios ou córregos que causam a enchente, e sim a construção de um condomínio próximo às casas.

De acordo com o chefe de cozinha Fábio Júnior Souza Silva a culpada pelo transtorno é uma construção. Segundo ele, os problemas apareceram quando as obras começaram. Para Fábio, a terraplanagem, o muro de arrimo e o escoamento da chuva não foram realizados corretamente. "A parede está toda molhada e a água não vem da parede, ela vem do solo. Está começando a pesar e está vindo do solo", reclama.

A aposentada Noemi de Souza Morais conta que a consequência da construção pode ser vista em um dos cômodos que fica bem abaixo da obra: quando chove, a água mina pelo chão. "Hoje era três horas da manhã e eu estava de pé aqui, coloquei as coisas no lugar. Mas agora está desse jeito, nem uma cama arrumada eu consigo ter, o guarda-roupa está desse jeito e minhas coisas estão assim", lamenta, mostrando os estragos no quarto.

O alagamento toma conta do quarto e estraga os móveis da moradora. Noemi diz que já perdeu as contas de quantas vezes procurou algum responsável pelo empreendimento e que até mesmo uma segunda parede foi construída, como uma provável solução. Mas mesmo assim, quando chove, o cômodo fica cheio de água. Por isso, a moradora diz que a família não dorme mais neste quarto.

"Só tá com as coisas aqui por enquanto, que a gente está falando, está implorando. Não foi uma só vez que fui atrás deles. Hoje tive que pedir, por favor, vocês podem ir na minha casa? E não vieram, não veio ninguém, nem um fiscal, nem um pedreiro veio", diz.

A família de Fábio também não dorme mais no quarto por causa de rachaduras. O morador conta que o medo é da terra ceder. Fábio também diz que não teve retorno da construtora do residencial, e ainda aguarda uma posição sobre quais as providências que serão tomadas. Segundo ele, a defesa civil de Ferraz de Vasconcelos esteve no local para avaliar a situação e agora ele aguarda um retorno.

"Eles falaram que está acontecendo isso porque eles ainda não canalizaram a água daqui de cima até na chegada lá debaixo, mas que isso tem que ter uma licença da Sabesp, tem que ter alguma coisa. Mas enquanto isso, e se começar a chover? E aí? E até quando vai arrumar isso daí?", questiona. Prefeitura

A Defesa Civil de Ferraz informou que foi feita uma vistoria geral nos imóveis e que a construtora foi notificada para fazer, imediatamente, a conclusão das calhas e reparos na caixa de contenção fluvial. Por outro lado, um dos responsáveis pelo empreendimento 'Ecovila Varanda' informou que após a chuva do fim de semana, a moradora Noemi realmente procurou a construtora, mas que ainda não foi possível fazer os reparos por causa do tempo que continua instável. Ainda segundo o responsável, a instalação de rufos deve ser feita o mais rápido possível.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...