O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coluna: De Olho no Mercado

Tesouros do Bairro fortalece empreendedorismo em condomínios

Plataforma desenvolvida pelo Lellolab permite que serviços e produtos sejam divulgados na própria vizinhança, como um estímulo ao fortalecimento da economia local

26/10/23 11:31 - Atualizado há 4 meses
WhatsApp
LinkedIn
Vizinhos interagem com o app Tesouros do Bairro
Iniciativa busca estreitar relações entre vizinhos por meio da compra e venda
Reprodução/ Divulgação

Com a rotina agitada de muitos moradores, é comum que as interações em condomínios fiquem restritas a cumprimentos ao cruzar com um vizinho nas áreas comuns ou rápidas conversas durante o trajeto no elevador. Assim, a experiência de viver num ambiente coletivo é prejudicada e muitos talentos podem passar despercebidos.

Para mudar esse cenário, dando mais visibilidade a pequenos empreendedores e fortalecendo o senso de comunidade, de forma que o síndico exerça uma gestão mais harmoniosa, o Lellolab - laboratório de inovação da vida em comum do Grupo Lello - desenvolveu a plataforma Tesouros do Bairro.

Cadastrando-se no aplicativo, o usuário pode divulgar o próprio negócio gratuitamente ou consultar serviços oferecidos por seus vizinhos, sejam eles moradores do condomínio ou não. Dessa forma, a iniciativa funciona com uma abordagem "figital", que une a vitrine virtual ao encontro físico dentro dos empreendimentos ou espaços públicos do bairro.

"Saber que em outro andar do prédio ou a poucas quadras de onde você mora existe alguém que é fera no violão, é massoterapeuta bem recomendada ou é uma recreadora perfeita para uma festa infantil são descobertas que dificilmente faríamos sem essa ajudinha da tecnologia", reforça a especialista de comunidade de vizinhos, Cinthia Fagundes.

Por que levar o Tesouros do Bairro para dentro do seu condomínio?

Apesar da compra e venda entre vizinhos ser uma prática explorada há muito tempo, dar visibilidade a pequenos negócios ainda é um desafio, uma vez que a divulgação depende especialmente do "boca a boca" e de grupos no WhatsApp.

"Acontece que dessa forma as informações se perdem e ficam desorganizadas, sendo difícil acessar e conhecer a diversidade de produtos e serviços oferecidos pelos nossos vizinhos se os conhecemos apenas pelo número do celular e os vemos 'passar pelo rolo de mensagens'. E quando nós precisamos entrar em contato, a mensagem já se foi, pois as conversas têm outro ritmo nesse formato de rede social", comenta Cinthia.

Por ser integrado ao Google Maps, o Tesouros do Bairro permite que a busca por serviços categorizados seja feita dentro de uma região específica. Quem vive em condomínios administrados pela Lello ainda conta com a conveniência de acessar a funcionalidade dentro do App Lello para moradores.

Com a divulgação de iniciativas como essa, o síndico estimula o senso de pertencimento ao bairro e contribui para uma maior integração da comunidade

Além de dar visibilidade para quem oferece produtos e serviços e praticidade para quem procura, uma plataforma amigável e bem organizada como a Tesouros do Bairro favorece o encontro de oferta e procura, estimulando o fortalecimento da economia local ou hiperlocal.

"E muitas amizades e aumento de clientela fiel surgem dessa proposta de 'compre do vizinho', pois laços de confiança e de amizade podem emergir da experiência e proximidade", destaca Cinthia.

Tudo isso afeta diretamente na valorização do condomínio, que também pode ter suas áreas comuns ressignificadas com as novas interações. Conheça melhor a proposta assistindo ao vídeo abaixo:

Três vantagens da plataforma Tesouros do Bairro 

Ao estimular o fomento da economia colaborativa e local, tanto dentro do próprio condomínio quanto no entorno, o síndico exerce o seu papel social e contribui com uma melhor experiência urbana da vida dos moradores. Cinthia Fagundes lista ao menos 3 vantagens do uso de uma plataforma como a Tesouros do Bairro:   

  1. Conveniência: Soluções práticas para desafios do dia a dia podem estar mais perto do que se imagina, como um eletricista para o chuveiro que parou de funcionar ou uma babá que possa ficar de olho nas crianças. 
  2. Qualidade de vida: Já pensou em quanto tempo é gasto por dia ao trabalhar, fazer cursos ou buscar entretenimento longe de casa? Conhecer os tesouros escondidos no seu próprio bairro significa economia de tempo e dinheiro!
  3. Praticidade: Ampliar a rede de contatos na vizinhança ou a base de clientes, atendendo às demandas de quem vive ao lado é a grande proposta do projeto.

Além de administrar condomínios, no que tange aos aspectos burocráticos das atividades financeiras, jurídicas ou administrativas, a Lello compreende seu papel na melhoria da vida das pessoas que vivem e fazem a história de cada bairro e cada cidade.

"Apoiar iniciativas de inovação social não só melhora a vida das pessoas como também se conecta com nosso propósito de prototipar experiências de regeneração ambiental e urbana. Entendemos que, ao fortalecer comunidades de vizinhos e economia colaborativa, vamos ao encontro dessa missão, estabelecendo na nossa prática, ações locais que refletem em atitudes necessárias em âmbito global", explica a especialista de comunidade de vizinhos.

Saiba como divulgar um serviço ou produto no aplicativo

O número de usuários alcançados em pouco mais de cinco meses no ar é prova do sucesso do Tesouros do Bairro: são aproximadamente 2 mil pessoas cadastradas, sendo metade delas empreendedores com anúncios cadastrados, em 597 bairros diferentes de 170 cidades brasileiras.

"Apesar de vivermos muito perto, pouca gente se conhece e quase nada se relaciona nas grandes cidades. Queremos estimular outros arranjos de relações nas vizinhanças, através de uma plataforma amigável e bem organizada que favorece o encontro de oferta e procura", destaca Cinthia.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa empreendedora, profissional autônomo, como artista, florista, marceneiro, professor, cozinheira, maquiadora, confeiteira, advogado ou cientista estão aptas a se inscrever e divulgar seu trabalho ou seu saber.

Segundo Cinthia Fagundes, a iniciativa do Tesouros do Bairro busca revelar cada um destes e outros talentos escondidos atrás dos muros e grades dos prédios e casas das cidades.

Independente do empreendedor morar em condomínios administrados pela Lello, ou nem mesmo morar em condomínio, pode participar e iniciar a criação da vitrine virtual do seu bairro.

Como se cadastrar no Tesouros do Bairro?

Ao fazer seu cadastro, basta criar um anúncio gratuitamente com até 6 fotos que identifiquem e descrevam os produtos e serviços oferecidos. Por ter como preceito o fortalecimento da economia local, a iniciativa propõe um encontro prático e confiável entre vizinhos, por isso é recomendado que a inscrição seja feita em nome de pessoas físicas.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet