O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Manutenção em dia

Conheça cuidados de limpeza para manter o elevador em dia

Publicado em: quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A importância da limpeza em elevadores

 
Ambientes limpos são importantes para o bem-estar comum de moradores em edifícios e condomínios. A colaboração do usuário é essencial para manter o elevador limpo e agradável durante as viagens, seja por questões de higiene ou de estética, já que o equipamento transporta condôminos e visitantes.
Os profissionais de condomínios têm grande responsabilidade sobre a manutenção e devem ficar atentos aos cuidados a serem tomados ao realizarem a limpeza do elevador.
 
“Os profissionais devem seguir as orientações do fabricante e que periodicamente são emitidas em boletins ao realizarem a limpeza do elevador. Essas dicas ensinam também sobre a conservação do equipamento”, explica André Faé Vjekoslav, analista técnico da equipe de Apoio e Regulagem da Elevadores Atlas Schindler.
 
Utilizando as orientações abaixo, é possível manter o ambiente limpo e o equipamento conservado.
 
- Os cuidados que o usuário deve ter:
 
  • Evite comer dentro do elevador.
  • Não jogue lixo ou deixe cair objetos no poço do elevador.
  • Evite colocar as mãos nos espelhos.
  • Tenha cuidado ao transportar recipientes com líquidos, como garrafões de água, que podem estourar e danificar peças importantes.
  • Não deixe cair objetos nas soleiras de cabinas ou pavimento, pois podem prejudicar o fechamento das portas ou, até mesmo, provocar a paralisação do equipamento.
 
- Os cuidados do condomínio:
 
  • Luminária: utilize pano levemente umedecido com água e sabão neutro.
  • Vidro e espelho: limpe com produtos específicos para vidros disponíveis no mercado. Em seguida, passe um pano seco e macio.
  • Botões e indicadores: o mais correto é procurar o responsável pela manutenção para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para não danificar nenhum componente. Em geral, o mais indicado é utilizar pano seco. Tome cuidado também com as partes elétricas.
  • Aço inoxidável: limpe com sabão neutro diluído em água morna. Passe o
  • pano levemente úmido e, logo após, o pano seco. Para painéis em aço escovado, passe o pano no sentido da escovação.
  • Não use saponáceos, ou esponjas de aço durante a limpeza nem raspe a superfície com lâminas.
  • Pedras e ladrilhos: limpe com pano umedecido com água e sabão neutro.
  • Soleiras: utilize o aspirador para retirar resíduos existentes nas canaletas.
 
Não utilize produtos à base de cloro, ácidos, produtos químicos para piscinas, água sanitária, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares, pois podem danificar o equipamento.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...