O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Manutenção preventiva

Inspeção predial em dia é fundamental para evitar problemas e gastos

Publicado em: sábado, 8 de dezembro de 2012

 INSPEÇÃO PREDIAL, UM INVESTIMENTO

Um dos itens que podem encarecer os condomínios são as reformas. Seja para resolver um problema ou até evitá-lo, as inspeções prediais se fazem necessárias.

Quem consegue manter a periodicidade dessas vistorias dentro de um cronograma, pode reduzir em até 50% o custo com a recuperação de danos estruturais do imóvel.    
É muito importante que os síndicos – responsáveis civil e criminalmente pelo condomínio – percebam o momento de contratarem um profissional. Ou para um check up da edificação ou, se for o caso, para viabilizar uma reforma, a inspeção predial deixa de ser um custo para ser um investimento, pois os problemas tendem a piorar bastante com o tempo.
 
As vistorias periódicas possibilitam não apenas o melhor desempenho do edifício como também a sua segurança. Interessante lembrar ainda que as inspeções em edifícios comerciais devam acontecer em menor espaço de tempo, a partir do momento em que o trânsito de pessoas é muito maior.
 
O trabalho de um perito pode começar antes mesmo da mudança. A temperatura, por exemplo, pode aumentar ou contrair o concreto, o que provocaria alguma rachadura. Se tratada a tempo, a rachadura evita vazamentos, infiltrações e outras conseqüências mais complicadas e difíceis de serem resolvidas. Sem contar que, dentro do prazo, o proprietário pode solicitar o conserto da própria construtora.
 
O engenheiro responsável pelas inspeções prediais analisa e aponta as prováveis anomalias, elaborando um plano de manutenção ou reforma. Nesse plano estarão destacadas as prioridades de realização, de acordo com a gravidade de cada problema encontrado. O engenheiro então poderá acompanhar e vistoriar o trabalho que outra empresa contratada fará.
 
Vale ressaltar ainda que os condomínios residenciais também necessitam de vistorias para as áreas de uso comum como administração, áreas esportivas, entre outras.

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...