O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Medidas verdes

Plantio de árvores é opção, mas pede profissionais habilitados do condomínio

Publicado em: quinta-feira, 22 de agosto de 2013

 Condomínios investem no plantio de árvores  

O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos moradores. De acordo com o Sindicondomínio/DF, é preciso que o edifício possua profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividade
 
Muitos condomínios começaram a investir em ações sustentáveis, e uma delas é o plantio de árvores. Hoje, algumas espécies arbóreas já integram a decoração dos edifícios. Seja na varanda dos apartamentos, na área comum ou de passeio público, e nos jardins, a dica é valorizar os pontos positivos da construção. 
 
Segundo José Geraldo Pimentel, presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio/DF), tudo aquilo que estiver no espaço privado que forma o condomínio deve ser administrado conforme as normas contidas na convenção.
 
"Não recomendo que os condôminos façam ou exerçam a atividade de zelar pelo patrimônio de todos, o correto é que o condomínio tenha um quadro de profissionais habilitados para o desenvolvimento das atividades", conta. 
 
Para que o projeto saia como o esperado, é importante procurar um profissional especializado em paisagismo. Dr. Pimentel lembra que todo cuidado é pouco na hora de contratar o serviço."As raízes superficiais das plantas podem quebrar o piso", sinaliza. 
 
Os jardins também precisam passar por um cálculo estrutural, já que as árvores não podem exceder o tamanho permitido. "Um erro no cálculo estrutural significa dores de cabeça para o síndico e condomínio, pois será preciso arcar com os prejuízos, como problemas na rede elétrica, por exemplo", acrescenta o presidente do Sindicondomínio/DF. 
 
Outra novidade é que o mercado tem apostado em terrenos com vegetação predominante. De acordo com o presidente, nesse caso, o comprador é responsável pela conservação do espaço. 
 
"A questão de poda de árvores no inteiro do condomínio, deve preceder da contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. Quanto à questão do meio ambiente, recomendamos que o síndico primeiramente consulte a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) para saber o regramento que deve seguir a este respeito, e caso isto não aconteça, poderá o sindico ser penalizado pela deliberação arbitrária", explica Dr. Pimentel. 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...