Coluna: De Olho no Mercado

Minimercado em condomínios: pegue, pague e pronto!

Comodidade, praticidade e segurança para os moradores é o que reúne um minimercado inteligente - tudo o que este momento pede. Entenda como funciona

01/06/20 07:59 - Atualizado há 2 anos

Nós sabemos o quanto um bom gestor tomou para si a responsabilidade de conduzir a rotina do condomínio de maneira segura devido à pandemia do novo coronavírus. De março para cá, muitas mudanças foram feitas no modus operandi do empreendimento, dos funcionários, da limpeza e a desinfecção dos espaços entre outras medidas.

Fora do ambiente seguro dos lares e do condomínio, as pessoas não têm como evitar as saídas para abastecer a geladeira e a dispensa de forma geral.

Ir ao supermercado, atualmente, se tornou uma verdadeira aventura. Considerado pelos infectologistas como o local que mais oferece riscos de contágio da COVID-19, o supermercado não deixou de ser frequentado.

Verdade é que, desde que a pandemia chegou, todos nós enfrentamos desafios. E, saber de uma solução que minimize riscos, una conforto, praticidade e inteligência, desperta curiosidade.

Imagine um minimercado, em que as pessoas escolhem o produto, pegam, pagam e pronto - sem a necessidade de atendimento. No mundo corporativo, essa inovação começa a marcar presença em algumas empresas, trazendo ganho de tempo e muito conforto para colaboradores.

Agora pense nessa conveniência do minimercado com autoatendimento dentro do seu condomínio, acessível 24 horas a qualquer morador. E o principal, em pleno tempo de isolamento social. Essa é a proposta da Vendify, fundada em  2018.

“Nosso modelo de negócio é totalmente aberto e baseado na confiança, pois acreditamos que a simplicidade não precisa de travas e fechaduras”, resume o diretor executivo da Vendify, Valdemir Araújo.

Como funciona um minimercado inteligente em condomínio

O modelo de um minimercado ou micromarket funciona com sistema de self check-out, baseado no conceito Honest Market. Nele, o consumidor participa diretamente de todo o processo e pode comprar produtos expostos em refrigeradores e prateleiras abertas.

É como se realmente estivesse em frente a uma gôndola de supermercado. O morador escolhe os produtos e paga por meio de um check-out autônomo.

O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 100 apartamentos, padrão A e B.

Passo a passo da compra

1. O morador escolhe os produtos, verifica as informações, validade, preço, como faz habitualmente
  2. Em seguida, escaneia os produtos escolhidos no check-out e confirma o carrinho de compras
  3. Por fim, ele insere o cartão na leitora, digita a senha e aguarda a finalização da transação.

Por dentro da tecnologia aplicada no minimercado inteligente

O sistema do minimercado inteligente emite dados operacionais e relatórios de gestão em tempo real, assegurando uma contagem precisa de mercadorias, garantindo abastecimento, limpeza e manutenção dos equipamentos - conforme demanda de cada ponto de venda, de responsabilidade da Vendify.

Vantagens e os diferenciais

• Sem custo de aquisição e sem franquia para o condomínio
  • Funcionamento 24 horas
  • De 80 a 400 produtos disponíveis
  • Conveniência e segurança para os condôminos a um clique de elevador.

Como é a instalação

A instalação de um minimercado inteligente é muito simples e dispensa qualquer obra. É preciso:

• Espaço com 3,5 metros de parede, no mínimo
  • Tomadas 220V
  • Internet com ponto de rede cabeado
  • Câmera para monitoramento pelo condomínio.

Funcionamento na prática

O condomínio cede o espaço para instalação do minimercado. Fica por conta da Vendify todo o investimento em equipamentos e mobiliários e administração da operação: abastecimento, manutenção e limpeza dos equipamentos.

E a venda é realizada diretamente aos condôminos. Isso quer dizer que o condomínio fica isento de qualquer relação ou responsabilidade sobre o negócio.

Até o momento, a Vendify atua apenas na cidade de São Paulo. Mas, segundo o diretor, em breve a atuação será expandida para o Estado e, em seguida, para outras praças.

Um dos clientes da empresa é o Condomínio Ville Belle Époque, no bairro do Alto de Pinheiros.

“Estamos atendendo o condomínio há dois meses. A solução está ajudando as pessoas a cumprirem o isolamento social com mais conforto e segurança. Também passa a atender necessidades de consumo que os moradores ainda não haviam identificado”, observa diretor executivo da Vendify, Valdemir Araújo.

Da mesma forma que o home office deve se tornar realidade de muitas empresas, quando o “novo normal” chegar, o modelo de minimercado deve permanecer no dia a dia dos condomínios depois que a pandemia passar.

• Saiba mais sobre o minimercado inteligente da Vendify

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.