O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Monitoramento 24h

Novo projeto testa integração de câmeras de condomínio com PM

Publicado em: segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PM testa projeto pioneiro para combater a criminalidade em SP

Policiais têm acesso em tempo real às imagens das câmeras de prédio. Teste está sendo realizado na Zona Sul de São Paulo.
 
A cada três minutos uma pessoa foi roubada em São Paulo no mês de agosto, aumento de 14% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. Para tentar reduzir esses números, a Polícia Militar está testando um novo modelo de policiamento.
 
Agora, os policiais têm acesso, em tempo real, a todas as imagens das câmeras externas dos condomínios e prédios do bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Há três meses, os zeladores e os porteiros de 84 condomínios do bairro ganharam um canal direito com a Polícia Militar. Tudo é feito pela internet.
 
Imagens captadas por uma dessas câmeras mostram a ação de um motoqueiro. Ele apontou uma arma para um mulher, que lhe entregou o celular e o relógio. O ladrão pede mais, ela diz que não tem e ele foge.
 
Em outro flagrante, um carro bate em outros três, que estão parados na rua. O motorista tenta fugir, mas dá de cara com a polícia. Não foi coincidência. O porteiro do prédio em frente viu o acidente pelas câmeras de segurança e chamou os policiais.
 
O primeiro passo do projeto foi instalar a internet na portaria dos prédios. Isso permite que o porteiro ligue para a polícia de graça. A segunda etapa foi colocar câmeras de alta definição na parte externa dos edifícios. São essas imagens que aparecem no computador da base da polícia.
 
As câmeras registraram um outro acidente, onde o motorista se perdeu na curva e bateu em dois carros. Segundo a polícia, ele estava bêbado. O motorista foi preso depois que o porteiro ligou para a PM.
 
“Nós percebemos que a partir do momento que implementarmos esse sistema, a gente começa a disseminar a sensação de monitoramento nessa interação entre polícia e comunidade. Logo, desencoraja o marginal de fazer os seu crimes, roubos, furtos”, afirma o capitão Cleber Ullmann, comandante da 5º Companhia da PM.
 
Duzentos e cinquenta funcionários dos condomínios já participaram de um curso para identificar situações suspeitas. “Prestadores de serviços quando estão com três dentro do carro já é uma ação meio suspeita. Muita gente na frente do prédio, por exemplo, fica muito tempo lá, olhando, já é outra ação meio suspeita”, relata um porteiro, que não quer se identificar.
 
Quem gostou da ideia foi a população, que agora sente a polícia mais perto. “Depois que o prédio aderiu, eu diria que houve uma sensação geral de certo conforto. A gente tem uma alternativa de chamar a polícia e ela nos atender rapidamente”, comemora Marcelo Byrro, morador do Morumbi e membro da rede comunitária de segurança do bairro.
 
Segundo o secretario de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, o aumento no número de roubos acontece porque as vítimas estão registrando mais boletins de ocorrência pela internet. De acordo com Grella, na comparação com julho deste ano, o número de roubos  caiu quase 6% na capital paulista.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...