Mortes em construção

CE: Elevador despenca de 12 m e mata operários

sexta-feira, 24 de março de 2023

Elevador de prédio em construção caia e mata dois homens em Caucaia (CE)

Dois trabalhadores morreram após um elevador de construção despencar na obra de um dos prédios do condomínio Campus Elísios Residence, localizado no bairro Tabapuá, no município de Caucaia (CE), região metropolitana de Fortaleza

O acidente ocorreu na manhã de hoje. Segundo o CBM-CE (Corpo de Bombeiros Militar do Ceará), uma terceira vítima sofreu escoriações e está hospitalizada sem risco de morte.

O elevador estava fixado externamente na edificação, era usado para carregamento de material da obra e estava sendo desmontado. O equipamento se desprendeu da construção e despencou do quarto andar da edificação, de uma altura de cerca de 12 metros.

O CBM-CE informou que as duas vítimas fatais tiveram morte imediata devido ao impacto da queda do equipamento com o solo. Os corpos ficaram presos às ferragens e eles foram retirados por equipe dos bombeiros.

Segundo o CBM-CE, um homem estava dentro do equipamento e o outro estava fora, mas logo abaixo. Quando o elevador despencou, o trabalhador que estava dentro do equipamento caiu de uma altura de 12 metros e os destroços esmagaram o segundo operário.

Logo após o acidente, equipes do CBM-CE, da Polícia Militar do Ceará, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Pefoce (Perícia Forense do Ceará) foram acionadas para atender o acidente.

O Samu chegou ao local para socorrer as vítimas, mas constatou que elas já estavam em óbito. Equipes da Pefoce realizaram perícia no local e recolheram os corpos, após eles serem retirados das ferragens pelo CBM-CE, para necropsia no Instituto Médico Legal de Fortaleza. Ainda não há informações sobre a liberação dos corpos das vítimas para velório e enterro.

Os bombeiros informaram que ainda não se sabe o que causou a queda do elevador. Somente o laudo pericial da Pefoce vai identificar o que ocorreu. O documento ainda não tem data para ficar pronto.

O Corpo de Bombeiros Militar informou também que as duas vítimas fatais foram identificadas como Francisco Domingos de Araújo Silva, 46 anos, e Arlindo Alves da Silveira Filho, 58. O nome da vítima que está hospitalizada não foi informado e nem para qual unidade hospitalar ela foi socorrida pelo Samu.

De acordo com o CBM-CE Francisco estava dentro da bandeja do elevador, e Arlindo estava debaixo do equipamento quando ele despencou.

As vítimas eram o proprietário da empresa terceirizada e um funcionário dessa empresa, que foi contratada para desmontar o elevador da construção. Não se sabe se a terceira vítima é funcionário da construtora ou da empresa terceirizada.

O UOL tentou contato com a construtora Pinho Mororó, responsável pela construção do condomínio, mas as ligações para os telefones móvel e fixo não foram atendidas. A reportagem enviou mensagem para o WhatsApp da construtora — as mensagens foram lidas e não foram respondidas até a publicação deste texto.

Fonte: https://noticias.uol.com.br