Mudança na rotina

Condomínio assaltado em São José dos Campos investe em tecnologia

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Moradores de condomínios mudam rotina após assaltos, em São José

Foram registradas ocorrências de assaltos em São José e Jacareí. Condomínios investem em tecnologia para conter criminosos

A insegurança dos moradores de condomínios de São José dos Campos ocasionada pela onda de assaltos está refletindo diretamente em novos hábitos e rotinas. O último caso de grande repercussão foi registrado em dezembro, quando uma mulher invadiu um apartamento na região nobre da cidade e causou prejuízo de R$ 200 mil à moradora. Em Jacareí, uma quadrilha fez um arrastão nas residências, após esse acontecimento os moradores assustados alteraram seus hábitos.

Em outro apartamento, na região sul de São José, os condôminos decidiram optar pelo reforço na segurança e implantar um sistema inteligente de identificação dos visitantes, chamado de ‘portaria digital’.

O morador Cláudio Marcelo Barbosa, que faz parte do conselho dos moradores do condomínio, diz que a expectativa é boa quanto aos recursos que estão sendo implantados. No condomínio são 48 apartamentos.

“Serão investidos em câmeras no terreno, no salão, subsolo, além de grades que serão implantadas para o local de identificação do visitante. No primeiro momento, o zelador vai acompanhar o processo”.

“Toda segurança é bem-vinda e a tendência é que seja investido em tecnologia ainda mais”, destaca.

União

Para o diretor de Administração Imobiliária e Condomínios da Regional do Secovi (Sindicato da Habitação), João Santoro, é essencial que todos os moradores dos condomínios estejam atentos à rotina. Para ele, exigir referência dos funcionários antes da contratação também é importante.

“O envolvimento e a sensibilização dos moradores são fundamentais para que sejam evitadas possíveis ações dos criminosos. A escolha dos funcionários e o treinamento também são essenciais”, alerta Santoro.

Sobre a ‘portaria digital’, o diretor diz que é uma nova metodologia que chegou à região, com a atuação de duas empresas no mercado. “É um produto novo e que precisa do engajamento de todos. Além disso, é preciso estar atento e entender que o prédio é de todos".

Caso

O caso registrado no Jardim Aquarius ainda é investigado pela Polícia Civil. A empresária de 39 anos, Luane Rodrigues, afirma que está assustada com a situação e que recebeu informações da atuação da criminosa na região do Tatuapé, em São Paulo. Ela teve prejuízo de R$ 200 mil.

“Essa semana me mandaram uma mensagem comentando que ela é de São Paulo e estava assaltando na região do Tatuapé. Ela sempre vai aos últimos andares tentando abrir os apartamentos. Ela consegue abrir e arrombar a porta. Já sabemos que ela não é de São José e vem aqui para cometer crimes, inclusive, um outro condomínio no Aquarius também foi assaltado. Ela se passa como moradora do condomínio e é muito convincente.”, relata.

Luane Rodrigues afirma que está abalada com a situação. “Agora fico assustada, ainda mais qualquer barulho dentro do apartamento. Fico olhando para todos os lados e com aquela insegurança. Parece que a qualquer momento vão te assaltar novamente”.

No condomínio de Luane, um novo sistema de monitoramento deve ser implantado. “A síndica está cotando outros aparelhos para instalar no condomínio”, completa.

Fonte: http://www.meon.com.br/