Manutenção

Incêndio em apartamento

PR: Mulher se pendura em ar-condicionado para salvar familiares

Por SíndicoNet

quinta-feira, 16 de outubro de 2025


Uma mulher de 28 anos, Juliane Vieira, protagonizou um ato de bravura ao se pendurar em um suporte de ar-condicionado para resgatar sua mãe e um primo de um incêndio em um apartamento no 13º andar de um edifício em Cascavel, oeste do Paraná, na última quarta-feira (15).

Após garantir a segurança de seus familiares, a mulher ficou presa e precisou ser resgatada por bombeiros, que entraram no local em chamas para salvá-la. O 1º sargento Edemar de Souza Migliorini e o cabo Leandro Batista ficaram feridos e necessitaram de atendimento médico.

“O apartamento estava totalmente em chamas, mas o sargento atravessou pelo fogo, procurou a vítima e a retirou. Saiu em chamas de dentro do apartamento, jogamos cobertor em cima dele para apagar o fogo e ele ainda queria voltar lá pra ver se tinha mais vítimas. Ele não se intimidou e teve muito controle emocional”, relatou o subtenente Ananias Maciel, que também atendeu a ocorrência.

Quando a equipe chegou ao local, Juliane já havia auxiliado sua mãe de 51 anos e o filho de sua prima, de 4 anos, a descerem para o apartamento abaixo.

Edemar explicou ao g1 que não haveria tempo para montar um sistema e retirá-la por fora, o que seria mais seguro. Assim, a opção foi trazê-la para dentro do imóvel, pois retirar pela janela de baixo seria muito arriscado. Ele ainda relatou que a cobriu com um cobertor e a retirou pelo mesmo caminho que entrou.

Entenda o caso

O incêndio começou por volta das 7h, enquanto Juliane, sua mãe e o primo de segundo grau dormiam no apartamento. A prima de Juliane, mãe do menino, não estava no local no momento do incêndio, segundo informações da RPC. Trabalhadores de uma obra vizinha avistaram as chamas e alertaram o porteiro do condomínio.

Patrick de Andrade, morador do mesmo andar onde o fogo começou, foi um dos vizinhos que auxiliou no resgate inicial. Ele afirmou ao g1 que Juliane estava pendurada e escorada na caixa de ar-condicionado, cansada, mas conseguindo se manter. O trabalho, segundo ele, foi mais de tranquilizá-la, pois o medo era que ela tentasse descer e eles não conseguissem pegá-la, resultando em uma queda.

Edemar também descreveu as dificuldades enfrentadas durante a operação, mencionando que se depararam com muita fumaça no corredor, o que dificultava a visualização. Ele enfatizou que a prioridade foi tirar essas pessoas antes que o fogo tomasse conta e ficasse impossível entrar.

Estado das vítimas

As três vítimas sofreram queimaduras graves. Juliane teve 63% do corpo queimado e está internada em estado gravíssimo na UTI do Hospital Universitário de Londrina. A mãe dela, Sueli, permanece internada na UTI do Hospital São Lucas, sedada e estável. O menino foi transferido para o Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, devido às queimaduras de terceiro grau na face e nas vias aéreas.

Edemar sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em 20% do corpo, nos braços, mãos e parte das costas. Ele recebeu alta neste sábado (18). Já o outro bombeiro que participou da operação sofreu queimaduras nas mãos, foi atendido e liberado no mesmo dia.

Causas ainda serão investigadas

O apartamento ficou severamente danificado, com a cozinha e a sala completamente destruídas pelas chamas. Quartos e banheiros sofreram menos danos diretos do fogo, mas foram afetados pela fumaça.

As causas do incêndio ainda serão investigadas pelas autoridades. O que se sabe até o momento é que uma das moradoras havia saído e, ao retornar, conseguiu abrir a porta, mas o fogo já havia tomado conta do imóvel. Nos próximos dias, uma investigação detalhada deverá apontar as causas do incêndio.

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Cascavel na manhã de quinta-feira (16) para visitar o Sargento Migliorini no Hospital Doutor Lima. Segundo ele, o governo do estado está em processo de aquisição de equipamentos para retirar vítimas de sinistros em locais de grande altura, como foi o caso deste incêndio no Bairro Country, em Cascavel.

O que fazer em caso de incêndio no condomínio? *

Estar preparado é fundamental para garantir a segurança de todos os moradores. Veja o que você pode fazer em uma situação como essa:

1. Avisar e evacuar

2. Acionamento de equipamentos de segurança

3. Orientar crianças e idosos

4. Identificar rotas de fuga

5. Procedimentos pós-incêndio

🛡️ Prevenção é a chave

* Conteúdo gerado pela Inteligência Artificial do SíndicoNet. Teste aqui!

Conteúdo SíndicoNet (produzido com auxílio de IA)