O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

NBR 16.280

Evento em SP irá debater e explicar nova regulamentação da ABNT

Publicado em: terça-feira, 13 de maio de 2014

Especialistas em condomínio debatem a nova regulamentação para reforma em edificações

Muitos síndicos e administradores ainda não sabem como proceder diante da NBR 16280, que define exigências para realização de reformas, entrou em vigor em 18 de abril e tem causado inúmeras divergências entre os profissionais do setor
 
Desde 18 de abril, toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise junto ao incorporador ou responsável técnico pelo projeto original da edificação ou, na ausência destes, laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto onde constem as condições da construção e quais os serviços que precisam ser executados.
 
A iniciativa de estabelecer a normatização ocorreu após o desabamento de três prédios, em 2013, devido a reformas irregulares que estavam sendo realizadas nos mesmos. “Trata-se de uma iniciativa altamente positiva, que irá regulamentar todo o processo e minimizar de forma significativa o risco de acidentes. Porém, ainda há muitas interrogações a respeito, o que têm gerado diversas discordâncias entre síndicos e administradores, que ainda não sabem como devem proceder”, revela o administrador de empresas Ricardo Karpat.
 
Para esclarecer os pontos obscuros da regulamentação será realizado, no dia 17 de maio, o 1º Congresso Técnico sobre a nova regulamentação de reformas em edificações. “Os maiores especialistas da área estarão reunidos para debater e esclarecer o tema. Na oportunidade, serão levantadas questões a respeito das responsabilidades do síndico; como agir, conferir e acompanhar; que ações pode tomar se a norma não for cumprida; como avaliar os riscos; entre outros”, adianta Karpat, que é o idealizador do encontro.
 
A NBR 16280 foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, além de definir as etapas da obra e listar os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma, também identifica os responsáveis por todas as fases da obra e orienta o proprietário ou responsável legal pelo prédio a informar em detalhes o usuário ou o síndico sobre o plano de manutenção a partir da reforma.
 
Durante o evento serão promovidas palestras pelos especialistas Rodrigo Karpat e Ansel Lacman, além de uma mesa de discussões que contará com a participação de Antonio Pacheco Couto, Diretor da Lello Condomínios; Alexandre Marques, Advogado Consultor de Condomínios; Fabio Villas Boas, Engenheiro Diretor Técnico da Tecnisa; Gabriel Karpat, Diretor da GK Administração de Bens; Julio Herold, Gerente Regional da  Auxiliadora Predial; e Roberto Piernikarz, Diretor da BBZ Empreendimentos.
 
Serviço.
O que: 1º Congresso Técnico sobre a nova regulamentação de reformas em edificações
Quando: 17 de maio de 2014
Horário: 9h30 às 12h30
Onde: Hotel Transamérica
Endereço: Alameda Santos, 981 – Jardim Paulista, São Paulo
contato@gaborrh.com.br
 

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...