Manutenção

Novos empreendimentos

Em Maceió, moradores reclamam da qualidade da construção

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Moradores reclamam da qualidade de novos condomínios em Maceió

Eles dizem que materiais utilizados são de má qualidade.Construtoras afirmam que não existem problemas estruturais.

O sonho de ter casa própria se transformou em pesadelo para os moradores de dois conjuntos na parte alta da capital alagoana. Ao receber o empreendimento, os moradores encontraram vários problemas estruturais, um deles foi entregue inacabado.

O Condomínio Citta Vesuvio foi entregue em julho do ano passado, dentro do prazo, mas segundo os moradores, foi entregue incompleto. A reclamação é que vários pontos que estavam prescristos no contrato não foram cumpridos. De acordo com o morador Maciel Mangueira, as paredes já estão rachadas.

"Já liguei para a construtora Podium, responsável pela construção, e eles disseram que mandariam uma equipe para ver os problemas. Mas até agora, nada foi feito", afirmou.

Segundo a dona de casa Geisa Marinho, as câmeras de monitoramento estão instaladas, mas não funcionam. "Até as lâmpadas de dentro do condomínio não acendem, fica muito escuro. Nos sentimos inseguros aqui", afirmou.

O problema se repete no residencial Jardim Royal, localizado no bairro do Eustáquio Gomes. Segundo os moradores, o empreendimento apresenta vários problemas, como a metragem errada (menor que o prometido), entrega fora do prazo e os materiais utilizados foram de má qualidade.

De acordo com o morador Samuel Ferreira, a madeira utilizada na construção é ruim. "Quando chove a madeira cede. Os materiais utilizados foram bem diferentes do que acertado em contrato", disse.

A Construtora Podium, responsável pelo residencial Jardim Royal, informou que todos os problemas que chegaram no setor de assistência técnica da empresa são resolvidos, basta que os moradores entrem em contato com a empresa.

Já o dono da construtora responsável pelo Citta Vesúvio, no Santos Dummont, explicou que as instalações das cercas elétricas e das câmeras de monitoramento é de responsabilidade do condomínio e que desconhece os problemas das rachaduras nos muros. Ele garantiu que a construtora vai resolver os outros problemas citados na reportagem da TV Gazeta até o final do mês.

Dicas

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação, Antony Lima, para evitar problemas de estrutura nos imóveis comprados na planta, é importante fazer uma pesquisa antes. O comprador pode procurar os órgãos de defesa do consumidor para checar se há reclamações contra a construtora com a qual pretende fechar.

"Muitas vezes as pessoas não fazem a vistoria dos imóveis, o que é errado. Muitos problemas poderiam ser evitados se essa medida fosse tomada. Caso o morador encontre algum problema, deve entrar em contato com a cosntrutora para que seja resolvido", disse.

Fonte: http://g1.globo.com