Coluna: De Olho no Mercado

Novos Síndicos 5 Estrelas chegam ao mercado

A certificação indica o aumento da profissionalização do segmento e o nível de exigência de preparo dos concorrentes

Por Inês Pereira

15/10/19 11:32 - Atualizado há 47 dias


Não basta ser um bom síndico. Tem que ser ótimo, eficiente, antenado com as tendências de gestão, conhecer a legislação atual e o que está por vir, ser capaz de lidar com novos desafios e as necessidades mais diversas dos moradores. Não é pouco!

A busca por síndicos capacitados nesses últimos anos se reflete na oferta de cursos e nas salas de aula cheias. A discussão em torno da regulamentação da profissão do síndico também dá sinais de um mercado extremamente promissor.  

A exemplo de várias áreas, que contam com certificações para atestar excelência, o segmento condominial também acredita nesse recurso para assegurar que os síndicos profissionais contratados tenham, de fato, competência, conhecimento e preparo.  

No segundo ciclo de provas, a Certificação Síndico 5 Estrelas – reconhecida pela Fundação Vanzolini, principal certificadora do Brasil, gerida pelos professores da USP – foi entregue a 14 síndicos profissionais, de um total de 354 participantes vindos de 11 estados. O índice de aprovação de 4% demonstra o grau de dificuldade dessa avaliação.

“A certificação tem o intuito de ser difícil – como o próprio nome diz “Síndico 5 Estrelas”, que simboliza um Síndico com padrão de excelência. Desta forma, garantimos que os aprovados têm muito conhecimento para exercer uma gestão de qualidade. Faço uma analogia aos Hotéis 5 Estrelas. Quando você vai a um, tem a certeza da excelência de qualidade que encontrará”, explica Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH, responsável pelo selo. 

Por dentro das provas

Os candidatos que receberam a certificação precisaram mostrar que dominam todos campos que exigem a presença e a tomada de decisão do síndico no condomínio. Em forma de múltipla escolha, foram avaliados conhecimentos nas áreas Administrativa, Jurídica, Financeira, de Segurança, Assembleia, Contabilidade, Manutenção e Recursos Humanos. Também foram aplicadas questões com respostas dissertativas sobre Ata, Convocação e Multa.  

A correção das provas foi feita feita por professores que realizam avaliações dos vestibulares das universidades federais. Os candidatos aprovados precisaram acertar 80% das questões de múltipla escolha e duas das três dissertativas. 

O domínio desse conteúdo abrangente é o que, na opinião dos organizadores, vai garantir o olhar 360 graus do gestor sobre o condomínio, e o seu grau de excelência em todos os processos.

Esforço que vale a pena

O síndico profissional, Fulvio Stagi, conta que a prova requer muita atenção; e por ser longa, 80 questões de múltipla escolha e mais as redações, torna-se cansativa. Para ele, a vivência no ramo ajuda na resolução de algumas questões, mas sobretudo requer conhecimento profundo nas áreas de RH, Reformas, Manutenção e Direito.

“Fui um dos primeiros a terminar, e demorei três horas e meia. Fiquei esgotado”. Prova feita, esforço compensado. Stagi foi um dos 14 síndicos a receber o selo de 5 estrelas. 

“Para mim, a certificação é uma realização pessoal! Um sentimento de segurança, de falar com conselho fiscal, moradores, prestadores de serviço e fornecedores com propriedade. E não tenho dúvidas que, na hora de participar de uma concorrência, a certificação será um fator determinante”. 

Mais oportunidades para o síndico

A síndica profissional Maria Katya Figueiredo, que também foi certificada com o selo Síndico 5 Estrelas, destaca a quantidade de instituições que oferecem o curso de Síndico Profissional: 

“A busca pela profissão simplesmente explodiu, proliferou-se assustadoramente. Em virtude disso, a concorrência é enorme. Como em qualquer área, acredito que, para os bons profissionais, sempre há vagas. Nesse ponto, a Certificação 5 Estrelas é fundamental. A prova deixa o gestor com a sensação de missão cumprida”. 

Conforme Karpat, os síndicos têm duas grande vantagens ao obter o selo. A primeira é ter o reconhecimento do mercado e a procura constante por seus serviços

“Atualmente, diversos condomínios contratam exclusivamente síndicos com certificação. Em nosso site, temos um campo  para contratação destes síndicos. Em média, 12 mil pessoas acessam por mês este campo; muitas contratações já foram realizadas por meio da ferramenta”, conta o diretor.

A segunda vantagem é o acesso dado pela Gábor RH a eventos presenciais e on-line, que os mantém sempre atualizados. 

Considerando que o mercado está em constante evolução – assim como a legislação, as práticas de convívio social e a consequente forma de gestão – a certificação tem validade de dois anos. Após esse período, é necessário passar por nova prova para obter o selo e garantir a excelência. Com isso, todos saem ganhando. 

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.