Coluna: De Olho no Mercado

O futuro das portarias remotas em condomínios

Um breve olhar sobre a trajetória da tecnologia que traz segurança e redução de custos

Por Inês Pereira

21/11/19 04:27 - Atualizado há 4 anos


De dez anos para cá, muita coisa mudou – para melhor – no universo das portarias nos condomínios. 

A tecnologia é a principal responsável pela transformação que culmina em portarias remotas mais aperfeiçoadas, com algumas questões que, até pouco tempo atrás, ainda não estavam bem resolvidas. 

Não havia integração de diferentes sistemas, entre outros recursos importantes. Atualmente existem muitas opções de tecnologias, mais confiáveis, mais completas e para diferentes perfis de clientes”, destaca Mauro Mandeltraub, fundador e diretor da Mantra Monitoramento.

Os fornecedores de softwares aperfeiçoaram suas tecnologias, integrando sistemas e melhorando os processos de segurança. Áudio, vídeo, eventos (alarmes), gerenciamento do controle de acesso e abertura dos portões foram inseridos em ferramentas únicas, utilizadas de forma segura e centralizada pelos operadores na central.

a evolução tecnológica aumentou o acesso às “portarias virtuais” a um maior número de condomínios, especialmente àqueles que desejam mais segurança e controle. 

Os apps foram introduzidos e facilitam muito certos processos, já que estão disponíveis a um click por meio de qualquer smartphone. Com a portaria autônoma, os custos com a implantação – e a manutenção – de um projeto caem consideravelmente. 

Crescimento do mercado

Nem sempre a ideia de mudar o conceito da portaria dos condomínios foi bem aceita. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), 76,5% das empresas entrevistadas já sofreram ou ainda sofrem algum tipo de resistência por parte dos condomínios em relação à nova tecnologia. Mudança de paradigma implica em enfrentar desafios 

“Nossa solução está na quinta versão. Estamos realizando um trabalho de upgrades dos nossos clientes mais antigos, que começaram na Mantra há cinco anos”, conta Mandeltraub. 

A Mantra, por sinal, foi pioneira no desenvolvimento da ideia de portaria virtual. Isso a torna muito experiente desde os primórdios, acompanhando as necessidades do mercado e tecnologias para aprimorar o atendimento. 

A pesquisa da Abese mostra, ainda, que há expectativa de crescimento de 30% no mercado de portaria remota para 2020.  A instalação e gerenciamento de portarias remotas já representa até 20% do volume de vendas da maioria dos entrevistados; e 11% das empresas de segurança e monitoramento entrevistadas trabalham exclusivamente na oferta de portaria remota. 

Adesão dos condomínios

Apesar de as tecnologias aplicadas na realização da portaria virtual existirem há mais de uma década, apenas recentemente, mais precisamente desde 2012, os condomínios começaram a aderir à esse tipo de contratação movidos por três motivos principais:

Como escolher a portaria remota ideal

Antes de assinar um contrato com uma empresa de portaria, seja remota ou autônoma, tenha no radar alguns pontos de observação. 

Para começar, prefira empresas especializadas e consolidadas. Isso garante, no mínimo, que utilizam as melhores tecnologias e investem na capacitação de suas equipes.

Melhor ainda se têm processos bem definidos e padronizados, e auditam seus serviços realizando testes e simulados. Esse é o caso da Mantra.

“É fundamental entender se as características do escopo dos serviços têm aderência às necessidades do condomínio; ou seja, se a empresa está oferecendo um serviço que atende o nível de segurança desejado, se as tecnologias atendem às necessidades dos moradores e, obviamente, se o preço cabe no orçamento do condomínio”, define Mandeltraub. 

A empresa escolhida precisa realizar uma análise minuciosa de segurança do local e das redondezas, para o planejamento do conjunto de ações e da obra que deverá ser realizada para a melhoria da segurança condominial.

Outro ponto a observar são os canais de atendimento e interação (apps) que a empresa oferece a seus clientes. 

Busque referências com esses clientes para atestar os resultados quanto à segurança e eficiência. Os clientes da Mantra, antes de optarem pelo seu produto, tinham uma folha de pagamento em que a portaria representava, em média, 60% das despesas ordinárias. 

E, por fim, visite a central da empresa pretendida, confira sua estrutura, instalações e certificações. A Mantra, por exemplo, é associada à Abese.

Se quiser dar o primeiro passo agora, monte sua lista e pesquise os sites. Conheça as empresas, suas propostas e compare-as. A escolha não é uma missão simples, mas necessária e importantíssima. 

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