Onda de assaltos

São José dos Campos sofre com invasões a condomínios de luxo

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Assaltos a condomínios de luxo de São José preocupam moradores

Pelo menos quatro condomínios foram assaltados no fim do ano.Moradores dizem não entender como os bandidos entraram. Apesar do investimento em câmeras de segurança e equipes com vigilantes e porteiros, pelo menos quatro condomínios de luxo foram assaltados entre o período de festas do Natal e o do Réveillon, em São José dos Campos (SP).

O condomínio Quinta das Flores, no Bosque dos Eucaliptos, tem um dos metros quadrados mais caros de São José. Com um total de 108 casas, ele é fechado com cercas elétricas, possui câmeras de monitoramento, segurança particular e controle de entrada e saíde de moradores e visitantes. Mesmo com todo esse investimento, o condomínio foi invadido por criminosos na madrugada do dia 31 de dezembro. Segundo os moradores, homens armados e encapuzados entraram em pelo menos cinco casas.

"Eu fui acordado com três elementos armados na minha casa anunciando um assalto. Nos renderam, colocaram todos no quarto e começaram a procurar objetos de valor e dinheiro. Eles estavam todos encapuzados, dois vestiam luvas, estavam descalço, provavelmente pra não fazer barulho e estavam tranquilos. Em seguida, eles foram pra casa vizinha e fizeram a mesma coisa", afirmou um morador, que não quis se identificar.

Na casa do vizinho, eles arrombaram uma das janelas e levaram joias. "Arrombaram o cofre e levaram tudo. Eles escolheram o que eles queriam, eles pegaram as joias, dinheiro, cheque, coisas que eles pudessem transportar acho que mais rápido, nada que fosse pesado, não se interessaram por televisões, computadores, nada disso", conta o outro morador. Gilberto Sacilotti Júnior é diretor da empresa de segurança que presta serviço para o condomínio. Ele disse que os vigilantes contratados são responsáveis apenas pelas rondas na área comum do condomínio e que da parte deles não houve falha.

"Eles fizeram a ronda conforme a determinação. Da rua, eles não notaram nenhuma irregularidade. O que aconteceu é que os ladrões invadiram as casas pelos fundos. Os vigilantes só passam pela frente, pois não podem entrar em nenhuma casa", afirmou.

A síndica do Quinta das Flores foi procurada, mas disse que não vai comentar o assunto. Enquanto isso, os moradores continuam sem saber como os criminosos entraram e saíram sem levantar suspeitas. "Você não sabe como eles entraram, você não sabe como eles saíram, você não sabe quem deu informações para essas pessoas. Você se enche de perguntas e se coloca como uma pessoa que está de mãos atadas", disse uma das vítimas.

Outros casos

Pelo menos outros três condomínios na zona oeste de São José também foram assaltados. No Esplanada do Sol, dez casas dos 479 imóveis foram assaltadas na madrugada no dia 31 de dezembro. Segundo o presidente da Associação dos Moradores, depois do incidente a segurança foi reforçada e uma nova empresa de segurança foi contratada.

No bairro Urbanova, duas casas foram assaltadas no condomínio Altos da Serra I na madrugada do dia 25 de dezembro. Outra casa foi assaltada no mesmo dia no Chácaras do Serimbura. Ninguém dos dois condomínios comentou o caso.

Para o consultor em segurança privada, Davi Fernandes, os condomínios precisam fazer um estudo de segurança.

"Acontecem vários erros no posicionamento dos homens nas rondas e com isso não tem eficácia. A segurança não é formada apenas de homens e equipamentos, é preciso ter um plano de segurança integrando todas essas medidas, além de treinamento e capacitação", afirmou.

Outro lado

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que os roubos e furtos estão sendo investigados e que as vítimas já foram chamadas para prestar depoimento. Os policiais tentam obter e analisar imagens de câmeras de segurança que possam ajudar nas investigações.

A Polícia Militar disse que o acesso das viaturas ao condomínio Quinta das Flores é restrito e que são poucas ocorrências dentro do local. Na quarta-feira (6) os moradores receberam um comunicado informando que a partir de agora as viaturas vão fazer rondas durante a noite no condomínio.

Fonte: http://g1.globo.com/