Fernando Augusto Zito

Os quesitos para um condomínio nota 10

Fernando Zito faz uma analogia entre os quesitos julgados no desfile das escolas de samba e as figuras de um condomínio. Confira!

Por Thais Matuzaki

18/02/20 05:34 - Atualizado há 4 anos


Por Fernando Zito*

Em tempos de carnaval, goste você ou não dessa festa popular, nossa mente é invadida por escolas de samba, blocos e trios elétricos.

Mas as escolas de samba são aquelas que mais ficam em nossa memória, para uns em razão da beleza e imponência dos desfiles e para outros em razão da voz estridente do locutor no momento da apuração de cada um dos quesitos que uma agremiação é submetida.

No momento da apuração, algumas agremiações não concordam com a nota recebida e reclamam, batem na mesa e, às vezes, passam do limite e chegam a xingar os julgadores. Os síndicos conhecem bem esse enredo.

E nos condomínios, quais quesitos o(a) síndico(a) devem observar para receber uma nota 10?

Vamos fazer aqui uma analogia entre os 9 quesitos que uma escola de samba é submetida no carnaval de São Paulo com o dia a dia de um síndico.

  1. Alegoria: Nesse quesito, o jurado julga os carros alegóricos, avaliando a beleza e a relação com o enredo proposto. Em um condomínio são as áreas comuns que sempre devem estar bem limpas, com o jardim tratado e florido, sobretudo, com a manutenção em dia.
  2. Bateria: O quesito avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres acompanhando o samba. É o coração da escola de samba! Nos condomínios temos a figura do zelador ou gestor, que é o responsável por receber e, às vezes, desenrolar todos os problemas, "picuinhas" e atrito entre moradores. Também é o comandante do condomínio; sem ele o síndico não vive.
  3. Comissão de frente: O quesito avalia a coreografia, movimentos obrigatórios (como saudação ao público e a apresentação da escola). Aqui podemos homenagear os seguranças e controladores de acesso, responsáveis por identificar e triar toda e qualquer pessoa antes de entrar no condomínio. Esses profissionais devem observar as regras de segurança definidas pelo síndico e corpo diretivo e também pelos supervisores das empresas especializadas.
  4. Enredo: Neste quesito, o jurado considera se o tema está sendo bem contado na passarela, com alas, alegorias e fantasias. Em um condomínio, o conselheiro fiscal considera se o síndico está utilizando os recursos do condomínio de maneira correta, se as contas estão sendo pagas na data correta, conferindo se os impostos foram recolhidos, colaboradores pagos, e em especial devedores cobrados.
  5. Evolução: Nesse quesito, os jurados avaliam a forma como a escola passa pela avenida, se há os chamados “buracos” entre alas e componentes e se “corre” para cumprir o tempo do desfile. Aqui podemos destacar as contas do condomínio, se foram aprovadas, se o caixa está saudável, se o fundo de reserva está preparado para eventuais emergências. Também podemos observar a evolução das tecnologias e sua utilização no universo condominial. 
  6. Fantasia: O quesito fantasia julga a beleza, a qualidade e o significado das fantasias apresentadas e a relação com o tema proposto. Já falamos dos seguranças e controladores de acesso, mas temos os porteiros e a equipe de limpeza, essa última responsável por deixar o condomínio sempre limpo e belo. Aqui também podemos associar aos uniformes desses colaboradores que devem estar sempre limpos e novos. Também não podemos esquecer da fachada do edifício sempre com sua caraterística preservada.
  7. Harmonia: Os julgadores, no quesito harmonia, analisam se os membros das agremiações estão integrados, cantando o samba e executando coreografias de forma correta e uniforme.  Em um condomínio deve ou deveria existir harmonia entre síndico e membros do corpo diretivo, esse grupo até pode discutir e debater sobre os diversos temas e problemas de um condomínio, mas sem faltar integração entre eles.
  8. Mestre-sala e porta-bandeira: O quesito busca avaliar o entrosamento apenas do primeiro casal a carregar e apresentar os pavilhões das escolas. Aqui seria a sinergia e respeito entre os vizinhos. Em tempos de intolerância em diversos dos segmentos da sociedade, devemos trabalhar para evitar que essa intolerância tome conta da vida em condomínio. Seja em um simples jogo de futebol ou mesmo barulho e até na hora de estacionar o veículo na garagem.
  9. Samba-enredo: Música e melodia, a base do desfile, é avaliada tecnicamente no quesito samba-enredo. Nada melhor que associar a figura do síndico aquele que deve ser responsável para que todos esses quesitos sejam atendidos e principalmente respeitados. Pode acontecer de receber uma nota baixa em um ou mais quesitos, mas que isso não atrapalhe o bom andamento da administração condominial.

Essa foi uma simples analogia para homenagear todas essas pessoas que fazem o possível e, às vezes, o impossível para que o condomínio receba a nota 10.

(*) O autor é advogado militante na área de Direito Civil; especialista em Direito Condominial; pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; vice-presidente da Assosindicos (Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo); membro da Comissão de Condomínios do Ibradim; palestrante especializado no tema Direito Condominial; colunista do site especializado “SíndicoNet” e das revistas “Em Condomínios” e ”Viva o Condomínio”.