Inadimplência

Pagamento em dia

Entre outubro e novembro de 2013, a inadimplência diminuiu mais de 10%

sábado, 28 de dezembro de 2013

Secovi-SP aponta queda na inadimplência em condomínio

SÃO PAULO - Pelo segundo mês consecutivo, o levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo aponta queda no número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial na capital paulista.

O Tribunal recebeu 808 processos em outubro e 722 ações em novembro, o que equivale a diminuição de 10,6%. Na comparação com novembro de 2012 (894 registros), a redução foi de 19,3%. Também houve recuo no acumulado do ano. De janeiro a novembro, foram protocoladas 9.124 ações, diante de 9.833 no registradas no mesmo período de 2012, o que representa queda de 7,2%.

Segundo o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato e diretor do Grupo Hubert, Hubert Gebara, dentre os fatores que contribuíram para reduzir as pendências, estão os acordos extrajudiciais, que surtem efeito na maioria das vezes. “Os inadimplentes preferem negociar e parcelar”, afirma o dirigente, acrescentando que, para o condomínio, é melhor receber parcelado do que esperar anos por um resultado na Justiça.

Gebara reitera a importância de os síndicos e administradoras reforçarem as negociações amigáveis. “Devemos encerrar o ano com menos ações que as 10.500 registradas no ano passado”, prevê o vice-presidente do Secovi-SP.

Em 2006, foram protocoladas 17,2 mil ações judiciais por falta de pagamento de condomínios nos fóruns da cidade de Paulo. Esse número caiu para 15,9 mil em 2007 e manteve a tendência de queda em 2008, com 13,1 mil registros. Em 2009, o volume diminuiu ainda mais, chegando a 11,4 mil ações. Sofreu ligeiro aumento em 2010 (11,8 mil casos) e despencou para 9,9 mil ações em 2011. Em 2012, foram ajuizados 10,5 mil processos.

Fonte: http://www.dci.com.br/