O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Eventos

Palestra para síndicos

Evento no sábado, no Guarujá, trará informações e debates

Publicado em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

 Síndicos: uma dura missão

“Quem vai ser o síndico?” Geralmente esta pergunta é feita às vésperas das eleições nos condomínios em qualquer região do País. Invariavelmente, os moradores respondem negativamente a esse tipo de chamado, evitando um envolvimento mais presente nas ações relativas ao seu condomínio. Só quem já esteve atuando no comando do condomínio sabe das responsabilidades inerentes ao cargo e que exigem um empenho a mais por estar na função.

 Na quarta-feira (30) é comemorado o dia do síndico, aquele “profissional” que é responsável por planejar e manter a regulação dentro do seu condomínio. Tarefa esta nem sempre fácil e que exige muito empenho e dedicação dessas pessoas, na sua maioria sem receber nenhum benefício e tendo uma grande responsabilidade nas mãos.

Segundo o advogado José Renato Monte, especialista no setor condominial, além das atividades relacionadas ao cargo é preciso estar atento às responsabilidades civis da função. “É importante que os síndicos saibam, antes de assumir este papel, que se eles fizerem uma má gestão, podem responder por isso com o seu próprio patrimônio. E nesse ponto voltamos também para as administradoras, que devem dar todo o suporte para que uma boa gestão”, explica.

O resultado deste distanciamento das questões condominiais é que acaba uma pessoa se perpetuando por muitos anos no comando ou até havendo dificuldade para preencher o cargo, chegando à vacância completa. “A melhor solução para esses casos é contratar o síndico profissional, uma pessoa que já possui certa bagagem no setor, sabendo mediar conflitos, conhecedor das rotinas dos empregados e com facilidade em lidar com fornecedores”, esclarece o diretor da Gobatti Condomínios, Marivaldo Gobatti, que está promovendo uma série de eventos neste mês de novembro direcionados aos síndicos da região.

Para marcar a data e diante das complexidades e responsabilidades da função de síndico, será realizado neste sábado (26), das 9 às 14 horas, no Auditório da Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá (Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada), a 5ª. ExpoCondomínio, evento para troca de informações e debates voltados aos síndicos. A entrada é franca, no entanto, é necessário confirmar presença nos eventos pelo telefone (13) 3308-1027 ou pelo contato@expocondominioguaruja.com.br.

 Atualização é fundamental

O síndico atual precisa ter conhecimento das questões jurídicas que envolvem os condomínios e até aspectos técnicos do dia-a-dia. “É necessário saber qual a relação existente entre os empregados e os síndicos. Todo síndico deve conhecer os direitos e deveres dos empregados, além de conhecer a convenção da categoria. Outro ponto importante que deve ser ressaltado é o papel das administradoras que devem ser sérias e idôneas. É extremamente relevante que o condomínio seja assessorado por uma empresa do gênero”, diz o advogado Monte.

 As exigências para quem trabalha no setor são cada vez mais específicas exigindo que os síndicos, funcionários do setor e fornecedores estejam capacitados para atender à demanda. “O conhecimento técnico é pata todas as atividades do condomínio. Zelador, porteiro, eletricista e os prestadores de serviço precisam estar atentos às exigências deste público. Em todos os casos, a transparência das ações é fundamental para garantir a tranqüilidade de todos”, ressalta o especialista.

 Para Monte, conhecimento nas questões técnicas e habilidade para mediação também são fundamentais para ficar a frente do condomínio. “Na minha opinião, é primordial que todo o síndico tenha bom senso para resolver os conflitos internos. Neste ponto, o bom senso é a chave para uma boa gestão. É necessário também conhecer bem a convenção da categoria, do condomínio, assim como o regulamento interno”, aconselha o advogado.

 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...