O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Panfleto polêmico

PM-SP retira material com viés racista destinado a condomínios

Publicado em: terça-feira, 25 de março de 2014

PM retira do ar panfleto dirigido a condomínios que discrimina funcionários

Única figura negra em panfleto representa funcionário. Dicas contra ação de criminosos ainda recomenda que síndicos e moradores tenham 'cuidados especiais' com empregados
 
A Polícia Militar anunciou ontem (20) que retirou de página na internet o panfleto "Dicas de Segurança em Condomínios” para evitar que as figuras impressas no material provocassem “interpretações indesejadas”. No panfleto – que traz recomendações a síndicos, moradores e funcionários para evitar a ação de criminosos – apenas os funcionários são representados por uma caricatura de pele negra. A PM também aconselha “cuidados especiais” em relação a trabalhadores em três dos 15 conselhos impressos no folheto.
 
“Numa análise detida, reconhecemos que o resultado pode, de fato, gerar interpretações indesejadas, e completamente diferentes daquilo a que se propôs, razão pela qual o retiramos prontamente da web para revisão e ajustes”, explicou, em nota, a Sala de Imprensa da Polícia Militar. Além de estar disponível na internet, o folheto também foi impresso e distribuído em condomínios da capital. “Dessa maneira, lamentamos que o material em questão possa ter causado qualquer entendimento diverso do esperado.”
 
De acordo com a PM, houve uma desatenção por parte do profissional responsável pela produção do panfleto no momento de escolher os personagens. “Certamente, a inserção de um funcionário negro não teve viés racial”, sustenta a corporação, justificando o que considerou uma desatenção. “Segundo o diagramador, ele quis representar, em sua arte, a etnia negra, sem atentar que a sua escolha recaía justamente no funcionário, ensejando uma possível interpretação de discriminação.”
 
Quanto às recomendações para que síndicos e moradores sejam cautelosos com os funcionários, a PM explica que o folheto foi elaborado por analistas de segurança pública com base no histórico de ocorrências criminais em condomínios.
 
“A participação de funcionários nesses crimes, especialmente no fornecimento de informações privilegiadas a quadrilhas, é algo relevante, infelizmente”, sublinha. “Daí a importância de se orientarem condôminos para os cuidados especiais com funcionários.”
 
Entre as dicas de segurança para síndicos, a PM recomenda que se solicite antecedentes criminais e pessoais dos funcionários a serem admitidos, e que se fiscalize a rotina de trabalho dos empregados, acompanhando de perto suas condutas. Os moradores são alertados a não comentar sobre a vida íntima, patrimônio e ganhos na frente de estranhos ou mesmo de funcionários.
 
“É importante ressaltar que a maioria absoluta dos funcionários é composta por trabalhadores honestos e dedicados, mas isso não descarta os cuidados indicados”, ressalva a corporação.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...