José Elias de Godoy

Parabéns, zeladores!

Zelador: o elo de ligação nos condomínios

Por Thais Matuzaki

11/02/19 04:43 - Atualizado há 35 dias


Por José Elias de Godoy*

Embora o síndico seja o representante legal do condomínio, existe uma outra figura de extrema importância para a segurança e boa convivência do prédio. 

Estamos falando do zelador. Pela vivência, pelo contato direto com toda a complexidade de problemas naturais de um condomínio, esse profissional é a figura de equilíbrio do edifício.

E no dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia do Zelador.

O zelador é o funcionário que atua como um gerente, e por isso, fica responsável por tarefas importantíssimas, como:

Como o zelador só deve recorrer ao síndico em último caso, ele ainda precisa ter alguns atributos, como iniciativa e bom senso para tomar providências. Ou seja, deve agir como um verdadeiro técnico em zeladoria. 

Apesar de todas essas responsabilidades, o trabalho do zelador aparece de maneira indireta, sendo lembrado positivamente apenas quando não surge nenhum problema; e negativamente quando algo vai mal no prédio. 

É uma função altamente exigida, que requer calma e dinamismo, mas muitas vezes não é compreendida.

Então é por tudo isso e muito mais que queremos parabenizar todos os zeladores, desejando-lhes sucesso e sorte na profissão abraçada.

(*) José Elias de Godoy é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.