Playgrounds

Playgrounds em condomínios: regras, manutenção e cuidados

Uso correto evita problemas, riscos para crianças, e exime o síndico de responsabilidades

Por Mariana Ribeiro Desimone

terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Se há crianças no condomínio, com certeza o playground é uma das áreas comuns mais utilizadas.

Isso porque ter uma área destinada ao lazer dos pequenos é, ainda, uma das grandes razões de se optar por morar em condomínio.

Porém, como tudo em condomínio, é fundamental que a área seja bem cuidada, de acordo com o que pedem as normas técnicas, e também que conte com boas regras de uso. 

Afinal - sempre é bom lembrar -, segundo o artigo 1.348 - V do Código Civil, cabe ao síndico "diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns". Ou seja, em caso de um acidente causado por negligência na manutenção, o síndico pode, sim, ser responsabilizado.  

Portanto, toda atenção é válida ao tratar desse tema, principalmente, em época de férias. Veja abaixo nossas orientações sobre o assunto:

O que deve constar nas regras de utilização do playground:

Vale lembrar que é fundamental que as regras de utilização do playground sejam aprovadas em assembleia. Se o RI for parte da convenção, o quórum necessário é de dois terços dos condôminos. Se não, basta maioria simples para aprovar o conjunto de regras.  

Cuidados com a areia do plauground:

Preservação e segurança dos brinquedos do playgroud:

Os cuidados com o playground devem estar na lista de tarefas que a equipe de manutenção executa diariamente. É fundamental fazer, além da limpeza, e da cobertura da areia,  uma boa observação dos equipamentos.

Durante a inspeção dos brinquedos: verificar se há parafusos soltos, presença de ferrugem em brinquedos com estrutura metálica, se há parafusos sem proteção, manutenção dos espaços do brinquedo, partes com tinta solta, tudo isso contribui para dar mais segurança às crianças, bem como para a durabilidade dos brinquedos, confira outras dicas

Playground novo, como implantar:

Se o seu condomínio não tem playground, os especialistas sugerem que, antes de levar o tema para votação, você levante três orçamentos, isso também vale para reforma.

A seguir, algumas dicas dos especialistas que participaram da formulação da norma atual para playgrounds

Fontes consultadas: Ronaldo Sá Oliveira engenheiro da RSO Asessoria, João Paulo Rossi Paschoal, advogado especialista em condomínios e professor da Universidade Secovi