O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
José Elias de Godoy

Portaria e moradores

Integração entre empregados e funcionários deve ser a melhor possível

* por José Elias de Godoy

Recentemente foi divulgado pela imprensa, que um prédio em São Caetano do Sul, foi vítima de assalto e teve a seguinte manchete: Unidades são invadidas por bandidos tocando campainha, em São Caetano (SP). Seis criminosos tocaram a campainha dos apartamentos para poder entrar e assaltar os moradores. Fonte: http://diariosp.com.br/, de 10/09/13 
 
O controle de acesso é fundamental na segurança dos condomínios. Por isso, deve-se tomar algumas precauções em suas entradas. Iniciando-se pela identificação de toda e qualquer pessoa que queira entrar no prédio, mas nunca se esquecendo do detalhe de que esta triagem deve ser feita na parte externa do condomínio. Ou seja do lado de fora dos portões, perguntando-lhe o nome, de onde vem, com quem gostaria de falar ou visitar e se for o caso o assunto a ser tratado.
 
Feito isto deve-se entrar em contato com o morador, verificando a possibilidade deste recebê-lo ou não. Sendo autorizado dever-se-á liberar a entrada do visitante anotando seus dados em livro ou formulário próprio, sendo em seguida indicado o caminho que o visitante percorrerá até a residência. Em caso de entregas de encomendas, tais como flores, presentes, pizzas entre outros, o morador ou outra pessoa da residência deverá dirigir-se à portaria retirar a encomenda.
 
Ou então, um funcionário do condomínio deverá levá-la até o apartamento, sendo que o entregador não deve entrar no prédio. Mas para que isto funcione deve-se fazer algumas adaptações nas instalações da portaria tais como eclusa nos portões automáticos de pedestre e veículos, câmeras de CFTV instaladas na portaria e até uma portinhola para recebimento de mercadorias próximas do portão.
 
 Acrescido a isto, deve-se criar procedimentos para que os moradores somente abram as portas de seus apartamentos quando houver aviso antecipado, via interfone ou telefone, quer seja da portaria ou mesmo de vizinhos a fim de se evitar surpresas como a ocorrida nesse assalto. Caso contrário, os moradores não deverão atender a porta, mesmo que batam à porta ou acionem a campainha. 
 
Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar esses riscos e dificultar o acesso daqueles que querem se aproveitar dessas vulnerabilidades e nos fazer vítimas de suas artimanhas.
 
(*)Consultor de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros "MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS" e “TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS”. Maiores informações elias@suat.com.br.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...