O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy

Portaria e moradores

Integração entre empregados e funcionários deve ser a melhor possível

17/10/13 01:32 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn

* por José Elias de Godoy

Recentemente foi divulgado pela imprensa, que um prédio em São Caetano do Sul, foi vítima de assalto e teve a seguinte manchete: Unidades são invadidas por bandidos tocando campainha, em São Caetano (SP). Seis criminosos tocaram a campainha dos apartamentos para poder entrar e assaltar os moradores. Fonte: http://diariosp.com.br/, de 10/09/13 
 
O controle de acesso é fundamental na segurança dos condomínios. Por isso, deve-se tomar algumas precauções em suas entradas. Iniciando-se pela identificação de toda e qualquer pessoa que queira entrar no prédio, mas nunca se esquecendo do detalhe de que esta triagem deve ser feita na parte externa do condomínio. Ou seja do lado de fora dos portões, perguntando-lhe o nome, de onde vem, com quem gostaria de falar ou visitar e se for o caso o assunto a ser tratado.
 
Feito isto deve-se entrar em contato com o morador, verificando a possibilidade deste recebê-lo ou não. Sendo autorizado dever-se-á liberar a entrada do visitante anotando seus dados em livro ou formulário próprio, sendo em seguida indicado o caminho que o visitante percorrerá até a residência. Em caso de entregas de encomendas, tais como flores, presentes, pizzas entre outros, o morador ou outra pessoa da residência deverá dirigir-se à portaria retirar a encomenda.
 
Ou então, um funcionário do condomínio deverá levá-la até o apartamento, sendo que o entregador não deve entrar no prédio. Mas para que isto funcione deve-se fazer algumas adaptações nas instalações da portaria tais como eclusa nos portões automáticos de pedestre e veículos, câmeras de CFTV instaladas na portaria e até uma portinhola para recebimento de mercadorias próximas do portão.
 
 Acrescido a isto, deve-se criar procedimentos para que os moradores somente abram as portas de seus apartamentos quando houver aviso antecipado, via interfone ou telefone, quer seja da portaria ou mesmo de vizinhos a fim de se evitar surpresas como a ocorrida nesse assalto. Caso contrário, os moradores não deverão atender a porta, mesmo que batam à porta ou acionem a campainha. 
 
Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar esses riscos e dificultar o acesso daqueles que querem se aproveitar dessas vulnerabilidades e nos fazer vítimas de suas artimanhas.
 
(*)Consultor de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros "MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS" e “TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS”. Maiores informações elias@suat.com.br.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet