O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Portaria segura

Porteiro deve ter ambiente de trabalho arejado e ergonômico

Publicado em: domingo, 2 de setembro de 2012

Portaria segura, condomínio seguro

Luciano Caruso
Gerente de marketing e Operações / Graber Segurança
 
É na portaria que todas as pessoas se identificam, entram, saem e deixam encomendas. Infelizmente, é nela, também, que acontecem as principais abordagens dos assaltantes em caso de um arrastão, por exemplo. Mas, para quem acha que uma guarita deve ser simples e apenas com um vidro escuro, saiba que esse é um pensamento errado. Existem diversos recursos e itens essenciais para que esse local ofereça segurança não só para os condôminos, mas também para o funcionário. 
 

Guarita – conforto e estrutura

 
- A guarita deve ser cega para quem a vê de fora e, para quem a ocupa, deve oferecer visão total dos arredores do condomínio;
- Ela precisa garantir conforto e fácil locomoção dos profissionais, bem como possuir de maneira correta todos os equipamentos de segurança;
- O monitor (ou monitores), por exemplo, deve estar a uma distância de 80 cm a 100 cm da visão do profissional;
- Esse ambiente deve ser, acima de tudo, arejado, pois locais abafados provocam mais sonolência;
- O condomínio deve disponibilizar um sanitário na guarita, principalmente se o número de profissionais for pequeno. 
 

Nada de cochilos

 
Para evitar o cochilo é recomendado a instalação de aparelhos que disparam alarmes em intervalos de tempo determinados, por exemplo, e que só param de tocar quando o porteiro apertar o botão. 
 
Se a portaria do seu condomínio não possui alguns dos itens descritos acima, é preciso mobilizar os moradores e estimular a adequação do local aos padrões de segurança e conforto. É preciso levar em consideração que a guarita deve ser um posto de trabalho completo e oferecer ao profissional todas as ferramentas necessárias para a plena execução dos serviços. 
 

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...