O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Porteiros e idosos

Programa em SCS visa melhor atender a terceira idade

Publicado em: quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curso ensina funcionários de prédios a lidar com moradores idosos

Profissionais aprendem sobre segurança e primeiros socorros. 
 
Abrir a porta do prédio, do elevador, ajudar a trocar lâmpadas. É importante que os funcionários dos prédios prestem assistência aos idosos, desde ajudar a entrar e sair do prédio até acionar serviços médicos em uma emergência. Em São Caetano do Sul, no ABC, um curso ensina os profissionais a lidar melhor com os moradores mais velhos, como mostrou o quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, nesta terça-feira (5).
 
Na cidade, 20% da população têm mais de 60 anos. Por isso, a Prefeitura de São Caetano criou o programa “Amigo do idoso” em condomínios. Em duas horas de curso, os profissionais aprendem sobre segurança, primeiros socorros e como proceder em casos de urgência.
 
“Ele precisa ajudar o idoso a ter saúde, a se prevenir de quedas. Porteiro precisa saber conduzir o idoso para entrar no prédio, sair do prédio, para não passar em lugares que escorregam e até para orientar no calçado”, explica o professor Rubens Amaral.
 
A Organização Mundial da Saúde afirma que 70% dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa e 12% podem acabar em fraturas. Por isso, é importante o porteiro, o zelador ou um funcionário do prédio prestar bastante atenção nos movimentos dos moradores com mais de 60 anos.
 
Na Água Rasa, Zona Leste de São Paulo, o zelador José Batista do Santos ajuda os moradores. Ele trabalha no condomínio há 16 anos. São 50 apartamentos em dez andares. Ele faz questão de saber todos os passos dos moradores.
Ele faz, todos os dias, a ronda pelos apartamentos. Tudo para ver se algum morador precisa de ajuda. Guiomar é uma das moradoras do prédio e tem 81 anos. Ela sempre chama o zelador para trocar o gás, a lâmpada e até para arrumar o chuveiro.
 
“Tenho artrose, problema no joelho, problema de audição. Então a gente está sempre pedindo socorro.”

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...