O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Síndico

Prestação de contas

Como proceder quando o síndico se recusa a prestar contas sobre as atividades do condomínio?

Sendo o responsável eleito para a função, o síndico tem obrigação não apenas de prestar contas aos condôminos, como também de levar a votação suas ações, que não podem ser executadas sem anuência da maioria dos condôminos.  Caso isso não ocorra, o condomínio pode entrar com ação judicial contra o síndico ou ex-síndico. 

Veja abaixo:

 

  1. Ação de prestação de contas. Primeira fase. Dever do síndico de apresentar as contas referentes ao período de sua administração, na forma prevista nos artigos 914, § 2º e 917 do CPC. Legitimidade dos integrantes do Conselho Fiscal para exigi-las. Ausência de aprovação das contas em assembleia. Auditoria contratada que ante a falta de documentos, resta impedida de opinar sobre a movimentação financeira do período (saldos iniciais e finais). Recurso ao qual se nega provimento. (TJ-RJ 25/01/2011)

     

  2. Ação de prestação de contas. Condomínio contra seu ex-síndico. Primeira fase: Procedência decretada.  Descabimento. Desnecessidade da medida. Contas já expressamente recusadas por AGE. Irregularidades constatadas cuja reparação deve ser buscada em ação própria. (TJ-SP/ 11/01/2011)

 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...