O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Espaço SECOVI

Prevenção de incêndios

Secovi Bauru orienta síndicos sobre necessidade do AVCB

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Secovi: Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção a incêndio em condomínios

Normas previstas em lei e regras básicas em condomínios para a prevenção de incêndios foram abordadas em palestra promovida pela regional em Bauru do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

A um público formado em sua maioria por síndicos e profissionais que prestam serviços em conjuntos residenciais de Bauru, o palestrante convidado, capitão PM Helder Hideaki Kato, chefe da Sessão Administrativa do 12º Grupamento de Bombeiros, lembrou da necessidade de renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O documento, obrigatório conforme o Decreto Estadual nº 56.819/11, que institui o regulamento de segurança contra incêndio em edificações, prevê o seguimento de diversas normas e padrões nas construções com o objetivo de dificultar a propagação de incêndio.

Síndicos receberam orientações quanto às responsabilidades no processo e renovação do alvará.

De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade AVCB é de cinco anos para edificação residencial de até 60 metros de altura.

Para prédios acima de 60 metros, o prazo é menor, de três anos, mesmo período para as edificações comerciais. O Corpo de Bombeiros disponibiliza na internet, pelo site Via Fácil Bombeiros, ferramenta que permite consultar qual é a data de vencimento do AVCB.

Além da documentação, o palestrante enfatizou a obrigatoriedade de os condomínios terem sua Brigada de Incêndio. Os brigadistas, no mínimo um integrante por andar, além dos funcionários, precisam ser capacitados para agir em caso de incêndio.

“O treinamento dos brigadistas proporciona conhecimento quanto aos procedimentos que devem ser adotados em uma situação de emergência, desde o uso dos equipamentos até a forma de orientar os moradores quando há pânico. E o curso de reciclagem deve ser feito todos os anos”, enfatizou Kato.

Com relação aos moradores, cuidados muito simples podem evitar acidentes com fogo. Entre as dicas pontuadas estão: não instalar cortinas perto do fogão; fechar a válvula de gás sempre antes de sair; manter isqueiros e fósforo longe do alcança das crianças e manter sempre livre as portas corta-fogo de seu andar.

“As palestras promovidas pelo Secovi formam um rico repertório de informações que influencia diretamente na rotina de trabalho dos profissionais ligados ao setor imobiliário. Nosso maior objetivo com estes eventos é promover a constante capacitação, a partir de uma programação mensal que pode ser consultada em nosso site”, orienta o diretor regional do Secovi em Bauru, Riad Elia Said.

Direito sobre propriedade

A palestra do mês de agosto promovida pela regional em Bauru do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) abordará o tema “Patrimônio de Afetação X Recuperação Judicial”, apresentada por Marcelo Terra, coordenador do Conselho Jurídico da presidência do Secovi-SP.

O evento está programado para o dia 15, com início às 18h30, no auditório da OAB. Informações e inscrições pelo site www.secovi.com.br, na aba “Cursos e Eventos”.

 

 

Fonte: /www.jcnet.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...