Rachaduras em unidade

Fato não comprometeu estrutura de prédio em Itatiba

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

[23/09/2020] Rachaduras em apartamento não comprometeram estrutura de prédio evacuado em Itatiba, aponta laudo

Moradores informaram que ouviram barulhos de rachaduras e os pisos de um dos apartamentos começaram a se soltar. Equipes evacuaram mais de 30 apartamentos

Técnicos da Defesa Civil de Itatiba (SP) fizeram uma vistoria no conjunto de apartamentos que precisou ser evacuado na terça-feira (22). Segundo o laudo, as rachaduras encontradas no apartamento de um dos moradores não comprometeu a estrutura do prédio.

Famílias informaram que ouviram barulhos de rachaduras e que os pisos de um dos apartamentos começaram a se soltar. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez a retirada dos moradores.

O Condomínio Vila Itália tem 128 apartamento e quatro torres. Desses, 32 foram evacuados na manhã de terça. A TV TEM entrou em contato com a construtora responsável, que informou que o local não tem histórico de problemas estruturais.

A empresa também informou que ofereceu alimentação e hospedagem para os moradores que tiveram que sair dos apartamentos.

Segundo a prefeitura, o condomínio está com a documentação em dia e teve o habite-se emitido em 2016.

[25/09/2020] Defesa Civil autoriza retorno de moradores a prédio evacuado após barulhos de rachaduras em Itatiba

Mais de 30 apartamentos foram evacuados na madrugada de terça-feira (22). Vistoria constatou que não houve danos na estrutura do edifício

A Defesa Civil autorizou o retorno de moradores aos apartamentos do loteamento Santo Antônio, em Itatiba (SP), na tarde desta quarta-feira (23).

Mais de 30 apartamentos foram evacuados na madrugada de terça-feira (23), após os moradores relatarem que ouviram barulhos de rachaduras. Em um dos apartamentos, o piso começou a se soltar. Após vistoria, foi apontado que a estrutura do prédio não foi comprometida.

A Defesa Civil informou que a empresa contratada pela construtora responsável pela obra expediu um parecer técnico. O documento concluiu que não houve comprometimento dos elementos estruturais e não há riscos. "Baseado neste termo, a Defesa Civil entregou ao condomínio o Termo de Desinterdição", afirma a prefeitura.

Em nota, a construtora informou que a interdição foi uma ação preventiva e de cautela pela segurança dos moradores e para permitir que os técnicos fizessem a vistoria.

Ainda de acordo com a construtora, em um dos apartamentos houve uma "pequena fissura na argamassa entre a alvenaria estrutural e a não-estrutural, causando um movimento que provocou o descolamento de três azulejos do banheiro da unidade", mas sem danos estruturais.

A construtora também informou que fará os reparos necessários e arcará com as despesas dos moradores na evacuação.

Fonte: https://g1.globo.com/