Recolhimento de óleo

Condomínios no RS participarão de projeto

sexta-feira, 24 de março de 2023

Campanha vai recolher óleo saturado dos condomínios

O projeto de recolhimento de óleo saturado desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), por meio do projeto Verde é Vida, será estendido aos condomínios de Venâncio Aires. A campanha, lançada na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), junto à filial da Afubra de Venâncio Aires, será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Imobiliária LB, América Tampas e ONG Óleo Futuro.

Secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner destacou que, geralmente, em todos os condomínios, os moradores não têm para onde destinar o óleo saturado. Com isso, na maioria dos casos, é descartado para uma pia, ralo ou terreno baldio, contaminando o meio ambiente.

Schwertner explicou que o condomínio Bela Vista receberá o projeto-piloto. Junto ao local, que possui 550 apartamentos, foi feito um levantamento para identificar quais as escolas que os filhos dos moradores frequentam e se verificou que são quatro. Com a colaboração da Afubra e apoio da Administração Municipal, foi realizada uma reunião com a Imobiliária LB, que coordena o condomínio e ficou acertado que cada apartamento onde há filhos que estudam em uma das escolas levantadas, participarão do projeto. Os alunos irão levar o óleo saturado para a escola e a instituição, por sua vez, vai participar do Verde é Vida e, com isso, ganhar um bônus com o trabalho de destino correto.

Quanto aos moradores que não têm filhos nestas escolas, Schwertner salientou que a Semma vai solicitar aos síndicos - pois cada bloco tem um - que estes façam o contato com as pessoas para orientá-las sobre o recolhimento. A Semma também irá afixar cartazes na entrada dos residenciais com explicações sobre o que é o óleo saturado e o destino correto que será dado, solicitando que estas pessoas se dirijam às famílias que têm filhos nas escolas para, assim, garantir a destinação correta.

Schwertner frisou que, para cada litro de óleo entregue, a Afubra paga R$ 0,50. Com o bônus acumulado, a escola pode retirar em mercadorias na loja. Além de dar o destino correto, as pessoas também ajudam as escolas e ainda, auxiliam a dar um destino correto a um produto que é descartado de forma indevida.

Parceiros

Juliano Angnes, da Imobiliária LB, reforçou a parceria para desenvolver o projeto no Condomínio Bela Vista e que a partir da experiência e resultados, a campanha será estendida aos demais residenciais.

O gerente da filial da Afubra, Tiago Maracci, salientou que o lançamento serve para proporcionar a troca de experiências sobre as ações desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente. Ressaltou que a conscientização sobre a importância do meio ambiente e sua preservação é o objetivo principal do programa desenvolvido pela Afubra.

A Secretaria Municipal de Educação é parceira na campanha e, segundo a assessora pedagógica Greice de Mattos, a secretaria está engajada no projeto Verde é Vida da Afubra no recolhimento do óleo saturado.

Em 2016, a empresa América Tampas implantou o programa 'Tampinha Legal', e segundo a supervisora de Recursos Humanos e Sustentabilidade, Carina Krainovich, a empresa busca defender um pouco a mídia negativa que existe contra o plástico. 'O plástico jogado no lixo é um desperdício', observou.

A tesoureira da ONG Óleo Futuro, Ivone Gregory, detalhou o trabalho iniciado em 2009 pela organização, que também é voltado à conscientização das pessoas sobre os malefícios que o óleo saturado provoca ao meio ambiente.

Fonte: http://www.folhadomate.com