Cartilha de Etiqueta

Regras de condomínio: dicas para uma boa convivência

Dicas de regras de condomínios com orientações de como agir educadamente em diversas situações. Tudo para uma boa convivência no condomínio

Por Mariana Ribeiro Desimone

01/12/10 11:35 - Atualizado há 1 ano


Não adianta negar: é muito difícil administrar um espaço dividido por tantas pessoas diferentes. E a maior dificuldade não são as inúmeras guias a serem pagas, os documentos para checar, ou as apólices de seguro que não podem vencer. Invariavelmente a parte mais trabalhosa da vida do síndico é lidar com os moradores. 

Para tentar deixar a tarefa mais fácil, o SíndicoNet ouviu especialistas sobre a questão da conviência e elaborou esta nova Cartilha de Etiqueta em Condomínios, com dicas de comportamento, postura e bons modos para os moradores e regras de condomínios e obrigações. Se todos fizerem um pequeno esforço para viverem em paz, todos saem ganhando.

Baixe aqui esta cartilha, imprima o material e inicie uma campanha de bons modos no seu condomínio.

Cartilha de Etiqueta em Condomínios

BARULHO

  • Conheça as normas e regras do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio
  • Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser
  • Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
  • Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
  • Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.
  • Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.

 

CACHORROS

  • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores
  • Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
  • Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
  • Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos

 

CRIANÇAS

  • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles
  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras
  • Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos
  • Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos
  • Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio

 

CONVIVÊNCIA

  • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria
  • Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa
  • Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos
  • Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.
  • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
  • Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.

 

FUNCIONÁRIOS

  • Trate-os sempre com cordialidade
  • Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico
  • Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares

 

GARAGEM

  • Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga
  • Não use sua vaga como depósito
  • Respeite o limite de velocidade
  • Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel
  • Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
  • Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem

 

LIXO

  • Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
  • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte  

 

NA ACADEMIA

  • Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem
  • Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso
  • Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos
  • Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo

 

NA PISCINA

  • Não use equipamentos de som
  • Não pule na piscina com protetor solar. Tome uma ducha antes
  • Não use o elevador com trajes de banho

 

NO ELEVADOR

  • Cumprimente sempre todos os presentes
  • Espere as pessoas saírem para entrar
  • Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.
  • Não segure o equipamento em horários de pico
  • Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado

 

NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS

  • Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria
  • Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho
  • Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.

 

OBRAS

  • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno
  • Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras  

 

Download: Baixe aqui a Cartilha SíndicoNet de Etiqueta em Condomínios

Fontes consultadas: Marcio Bagnato, diretor de condomínios da administradora Habitacional, Marcelo Duarte, da vice-presidência de condomínios do Secovi-SP e diretor da administradora Loja do Condomínio, Vânia Dal Maso, gerente de condomínios da administradora Itambé, Suely Kardosh,psicoterapeuta, especialista em coaching e relacionamentos corporativo, e Dênis Caetano, especialista em condomínios da Auxiliadora Predial; Ligia Marques, consultora de etiqueta, Conteúdo SíndicoNet