08/08/25 11:44 - Atualizado há 9 dias
Nunca foi tão importante pensar em reputação, quando o efeito de postagens contra os síndicos em redes sociais e em grupos fechados dos condôminos proliferam em todos os tipos de condomínios.
Já vi muitos síndicos moradores desistirem do mandato e de continuar morando no seu apartamento, depois de acusações, discussões mais ásperas e até brigas com vizinhos, que há pouco tempo eram seus amigos.
E para os síndicos profissionais isso é ainda mais relevante, uma vez que a boa reputação é indispensável não apenas para manter, mas para conquistar novos condomínios em sua carteira.
Por isso, eu vou citar cinco pontos que sempre devem ser lembrados pelos síndicos e síndicas quando se trata de reputação:
No passado, o desafio dos síndicos no relacionamento com os condôminos se limitava às assembleias na garagem, às reuniões do conselho (as duas sempre presenciais), ligações por telefone e, às vezes, ter de responder a boatos que corriam entre condôminos.
Hoje, com a necessidade de atuar em canais digitais, o síndico tem de saber se comportar em encontros on-line em que poderá ouvir críticas, comentários adversos, deseducados e cada vez mais agressivos, que também se espalham pelas redes sociais, grupos de WhatsApp e portais públicos de reclamação.
O síndico deve encarar essa adversidade usando a razão, prevenindo situações com a informação. Inicialmente, deve analisar se, de fato, não houve alguma falha na ação ou na sua comunicação, assumir o que lhe couber, esclarecer as dúvidas e tomar providências.
Comunicar, por sinal, não é encher o condômino de informativos. É preciso estar atento à importância do que será comunicado e à linguagem, que deve ser acessível para os condôminos que não entendem o funcionamento da estrutura do condomínio.
Todos eles compraram um sonho, mas poucos leram a convenção de condomínio.
Muitos não sabem a importância de respeitar um regulamento interno e muito menos, que a vida em condomínio exige respeito às pessoas, inclusive às pessoas que trabalham no condomínio, que estão sob o comando do síndico, sejam funcionários diretos ou terceirizados.
O síndico não deve se esconder e nem se omitir. O que se espera dele é que esteja presente e saiba mostrar a importância do seu papel e que trabalha de forma ética. Essa pode ser uma boa fórmula para construir uma reputação positiva e ter aliados no condomínio.
Como os bombeiros, que apagam incêndio, os síndicos devem ficar atentos a ter flexibilidade para lidar e resolver os problemas que enfrentam. Muitos destes problemas se repetem, e podem ser evitados, mas isso depende de uma ação firme.
Novos problemas surgem a todo instante e exigem criatividade, bons contatos e bons parceiros no mercado.
Mas, se querem ter uma boa reputação, os síndicos e síndicas devem se comunicar bem e resolver os problemas, porque invariavelmente são eles a causa da maior parte da insatisfação dos condôminos que se manifesta nos meios digitais e pessoalmente, apontando o dedo indicador para o síndico.
(*) Roberto Viegas é jornalista, mestre de cerimônias e palestrante especialista em mercado imobiliário e condomínios. Como diretor de Assuntos Corporativos, realizou mais de 200 implantações de condomínio pelo Brasil numa das maiores incorporadoras do País, onde foi responsável pelo relacionamento com clientes, administradoras de condomínio e síndicos. E-mail para contato: robertoviegas1407@gmail.com