Retrospectiva 2018

Retrospectiva 2018

Veja os conteúdos que bombaram no SíndicoNet esse ano

Por Mariana Ribeiro Desimone

14/12/18 10:34 - Atualizado há 1 ano


2018 foi um ano e tanto para nós, brasileiros! Copa do Mundo, eleições, muita agitação política dentro e fora dos condomínios. Pensando em fazer um panorama para você, listamos abaixo os dez conteúdos que mais bombaram esse ano!

Teve de tudo no nosso top 15! Administração condominial, problemas de convivência, cuidados com a manutenção do condomínio.

Nosso top 15 de 2018 mostra como nosso leitor é antenado e sabe que não se pode discuidar de nenhum assunto relacionado à vida em condomínio”, analisa o CEO do SíndicoNet, Julio Paim. Confira, abaixo, nossos conteúdos de maior sucesso esse ano:

1- CONEXÃO SÍNDICONET

Conteúdo publicado em 13/03

Uma das maiores novidades do portal esse ano foi o nosso primeiro evento presencial, o Conexão SíndicoNet.

Com ingressos esgotados, o evento foi um grande sucesso de público e crítica. Foi um dia de aprendizado e network para síndicos e fornecedores da área de todo o país.

2-ANÁLISE DE CONTRATOS EM CONDOMÍNIOS

Conteúdo publicado em 14/03

Assinar um novo contrato para o condomínio pede muitos cuidados por parte do síndico - independente do valor. 

Isso porque é fundamental que a área jurídica da administradora, ou o advogado do condomínio, olhe o documento para saber se o que foi cotado é realmente o que está sendo contratado.

A matéria também explica que contratos ajudam o condomínio a se precaver de situações como um acidente com colaboradores, por exemplo

Cote advogados aqui em São Paulo I Rio de Janeiro e Niterói I Belo Horizonte

3- ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS APLICADAS À GESTÃO DO CONDOMÍNIO

Conteúdo publicado em 20/03

Que as obrigações de um condomínio se assemelham a de uma pequena empresa é a;go bastante batido. Mas usar estratégias de gestão de empresas para cuidar do condomínio pode ser algo um pouco mais difícil de fazer.

Esse foi um dos temas das palestras do Conexão SíndicoNet 2018, evento do nosso portal que aconteceu em São Paulo e foi um sucesso, com ingressos esgotados. 

4- O QUE O SÍNDICO PODE FAZER (OU NÃO)

Conteúdo publicado em 06/04

Sabemos que o síndico é quem representa o condomínio judicialmente, e é também o responsável por cumprir e fazer cumprir as determinações assembleares.

Mas o representante do condomínio tem um limite para o seu poder de ação. Nessa matéria, explicamos até onde vai o poder do síndico de decidir sozinho, e o que ele precisa de anuência da assembleia para decidir – e também, o que ele não pode fazer.  

5- ATIVIDADES ILÍCITAS NO CONDOMÍNIO

Conteúdo publicado em 09/04

Nem sempre é fácil lidar com tudo que acontece no condomínio.

Esse conteúdo ‘bombou’ por se tratar de situações difíceis vividas em muitos empreendimentos, como prostituição, jogatina, venda de drogas, uso de ligações clandestinas (os chamados ‘gatos’).

A matéria fala tanto sobre a importância de se prevenir esse tipo de situação como formas de enfrentar o problema. 

6- CHECKLIST CONTRA INCÊNDIO

Conteúdo publicado em 04/05

O desabamento de um prédio na capital paulista gerou comoção no Brasil inteiro. Famílias sumiram, e muitas outras ficaram desabrigadas.

Em muitos condomínios, esse incidente mostrou a necessidade de se manter em dia os cuidados contra incêndio. 

É importante lembrar que esse tipo de sistema deve sempre receber toda a atenção possível do síndico!

Cote fornecedores de AVCB de São Paulo I Belo Horizonte

7- PROTESTO DE INADIMPLENTES EM CONDOMÍNIOS

Conteúdo publicado em 21/06

Entra ano e sai ano e a inadimplência segue sendo uma das principais demandas do síndico. 

Protestar os inadimplentes continua sendo uma boa alternativa para os síndicos, mesmo com o advento do novo CPC, que tornou a cobrança judicial mais rápida dos devedores.

8- DISFARCES MAIS USADOS EM ASSALTOS A CONDOMÍNIOS

Conteúdo publicado em 26/07

A segurança é um tema que nunca sai da cabeça dos síndicos. Esse conteúdo de disfarces mais usados por bandidos para entrar no condomínio repercutiu demais em nossas redes sociais.

Os ladrões estão cada vez mais “criativos” para entrar nos condomínios, daí a importância de se manter funcionários bem treinados  e procedimentos claros também para moradores.

 

9- CABEAMENTO DE TV, INTERNET E TELEFONIA EM CONDOMÍNIOS

Conteúdo publicado em 03/08

Um problema cada vez mais comum em edificações antigas é a falta de espaço para cabos de telecomunicação.

Situações como shafts entupidos, dutos congestionados ou muito estreitos, e conduítes mal instalados são as principais causas do problema em condomínios.

A matéria aborda diversas formas de resolver o problema e de apurar os responsáveis por este problema, desde a construtora até a operadora de telecomunicação.

10 – 37 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE DIREITO TRABALHISTA

Conteúdo publicado em 15/08

Em 2017 tivemos uma mudança bastante grande nas Leis Trabalhistas, o que impactou diretamente nas relações de trabalho dos condomínios.

Os síndicos agora têm novas formas de contratar e demitir funcionários, por exemplo. Alterou-se também a questão de filiação aos sindicatos, de horas trabalhadas, entre outras questões.

11- OS DEZ HÁBITOS QUE OS SUPER SÍNDICOS TÊM

Conteúdo publicado em 31/08

Organização, trabalho em equipe, aprimoramento contínuo, boa convivência são apenas algumas das características cultivadas pelos super síndicos.

Afinal, ninguém nasce um super gestor, é a vivência e a busca por melhorias que vai moldando o síndico a entregar um trabalho cada vez melhor para os condomínios que representa.

Cuidados com a finanças, transparência e uma boa condução de assembleia também estão entre os hábitos elencados pelos especialistas ouvidos, sabia?

12- COMO É FEITA A INDIVIDUALIZAÇÃO DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

Conteúdo publicado em 07/11

Cobrar o consumo correto por unidade, seja de água ou gás, é uma tendência que só cresce nos condomínios brasileiros.

Isso porque, além de mais justo, também é uma forma de consumir esse recurso tão valioso que é a água, de maneira mais racional.

Infelizmente não são todos os condomínios que conseguem implementar essa melhoria, devido ao seu alto custo, principalmente os mais antigos.

Veja aqui fornecedores que fazem individualização de água em São Paulo I No Rio de Janeiro e Niterói I Em Belo Horizonte

13- PREPARE SEU CONDOMÍNIO PARA O PERÍODO DE CHUVAS

Conteúdo publicado em 09/11

O período de chuvas pode denunciar diversas manutenções que ficaram de lado durante o ano - e outros cuidados que o condomínio precisa tomar com as áreas comuns.

Por isso, elaboramos um checklist com todos os itens que precisam ser verificados, para que as chuvas afetem o mínimo possível as áreas comuns do seu condomínio

14- O PAPEL DO ZELADOR NO CONDOMÍNIO

Conteúdo publicado em 11/10

Esse ano trouxemos uma novidade para nossos leitores: a série "Na prática", que mostra como síndicos reais tratam de problemas comuns no dia-a-dia na administração condominial.

O vídeo "O papel do zelador no condomínio" trouxe dicas valiosas de como o funcionário pode atuar de maneira diferenciada, auxiliando na parte operacional do condomínio.

15- O QUE O SÍNDICO PRECISA SABER SOBRE BOMBAS D'ÁGUA

Conteúdo publicado em 16/11

Chega a época de calor e, com ela, o uso intensivo da água.

Não cuidar corretamente desse equipamento e ficar sem abastecimento pode ser uma dor de cabeça e tanto para o síndico, uma vez que é algo que impactará em todas as unidades.

Seja por inatividade, excesso de uso ou falta de manutenção, é fundamental que as bombas recebam a devida atenção e que o síndico esteja familairizado com esse equipamento.