O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Risco de explosão

Condomínio no interior quer que banco se mude, por medo de assalto

Publicado em: quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Com medo de explosões, moradores querem 'expulsar' banco de edifício

Famílias dizem temer que agência bancária no térreo seja alvo de ladrões. Ataque a caixas faria prédio desmoronar em Batatais (SP), diz engenheiro. Moradores de um edifício no Centro de Batatais (SP) se uniram para exigir a mudança de uma agência do HSBC instalada no andar térreo do prédio. A alegação dos condôminos à Prefeitura e à Associação Comercial e Industrial do município é que uma possível explosão de caixas eletrônicos no banco poderia colocar em risco a estrutura da construção, além da segurança das famílias que vivem ali. Procurado pela reportagem, o HSBC não se manifestou sobre o caso.

O medo entre os moradores ficou maior depois que suspeitos explodiram e furtaram caixas eletrônicos em uma agência próxima ao edifício, em setembro desse ano. Durante a ação, o grupo chegou a atirar contra o prédio, mas ninguém se feriu. A aposentada Maria Mendes Nogueira, de 94 anos, é a que mais reclama da situação. Ela mora em um dos apartamentos no primeiro andar e diz temer que uma explosão coloque sua vida em risco. “A gente tem até medo de dormir. Os quartos estão bem em cima do banco. Já pensou se explode?” Antes oficializar o pedido de retirada da unidade, os moradores encomendaram um laudo técnico, que comprovou o risco de desabamento do prédio, caso haja uma explosão de grandes proporções no andar térreo. "Os caixas estão a 1,2 metro das colunas, que são de fundamental importância estrutural. Caso haja uma explosão com a potência das outras que aconteceram, pode vira ruir essa coluna e, efetivamente, demolir o prédio”, explicou o engenheiro civil Nelmo de Melo Maia, que assina o documento.

Moradores têm apoio

Os condôminos também buscaram apoio da Prefeitura de Batatais, que convocou uma reunião com representantes do banco para encontrar uma solução amigável para a questão. Entretanto, as partes não chegaram a um acordo. Por isso, a síndica Layse Maia decidiu procurar o proprietário do imóvel, locatário do banco.

 

"Eu postei uma correspondência no dia primeiro [de dezembro] e até agora não recebi nenhum resposta. Eles também são condôminos, deveriam estar do nosso lado", criticou.

Até a Associação Comercial e Industrial de Batatais está solidária aos moradores e prometeu medidas drásticas, caso o banco não seja favorável à decisão de deixar o prédio. O presidente da entidade, José Eduardo Latuf Dau, disse que, em último caso, vai sugerir aos comerciantes que cancelem as contas no HSB, como forma de boicote ao banco. "

 

Se não tomarem uma providência, nós vamos mandar uma carta aos clientes deles, que também são nossos clientes, para protestar contra a permanência da agência [no local]. A terceira providência seria cancelar as contas relacionadas à associação”, enfatizou.

Mais policiamento

Na tentativa de amenizar os ânimos e proporcionar mais segurança aos moradores da região Central da cidade, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal passaram a intensificar as rondas e no local. "Devido aos fatos que vem acontecendo, a gente resolveu aumentar o efetivo existente naquela área. A GCM também redobrou o patrulhamento, tanto de dia quanto de noite", disse o superintendente da guarda, Nilvado Bonfante.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...