Mercado

É raro, mas acontece

RS: 19 cidades ainda resistem à verticalização, aponta levantamento

Por Agências de notícias

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024


RS tem 19 cidades sem apartamentos, aponta censo do IBGE

Municípios se concentram, principalmente, nas regiões Norte e Missioneira, conforme dados do IBGE

Com o seu território dividido em quase 500 municípios, o Rio Grande do Sul possui apenas 19 cidades onde ainda não existem domicílios que sejam apartamentos. Ou seja, apenas 3,82% do Estado ainda não possui sequer um prédio residencial. Isso faz com que o RS esteja entre os cinco Estados com a menor proporção de municípios com este perfil.

Conforme os dados mais recentes do Censo 2022, divulgados na manhã da última sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as cidades de sete Estados brasileiros possuem pelo menos um prédio residencial. Apenas outros seis Estados têm menos de 5% dos seus municípios sem apartamentos.

Estados em que menos de 5% dos municípios ainda não possuem apartamento:

  1. Rondônia: 1,92% - uma cidade das 52 não possui prédio residencial;
  2. Pernambuco: 2,70% - cinco de 185;
  3. Minas Gerais: 3,17% - 27 de 853;
  4. Rio Grande do Sul: 3,82% - 19 de 497;
  5. Bahia: 4,32% - 18 de 417;
  6. Acre: 4,55% - 1 de 22.

Estados onde todos os municípios possuem pelo menos um apartamento:

Cidades gaúchas sem apartamento

Os municípios que não possuem apartamento no RS estão espalhados em praticamente todas as regiões do Estado, sendo a região dos Vales a única em que não existe uma cidade sem prédio residencial. As maiores concentrações estão na região Norte, com sete municípios, e na Missioneira, com seis.

Confira as cidades:

Barra do Rio Azul; Engenho Velho; Muliterno; Quatro Irmãos; Rio dos Índios Santa Cecília do Sul; Santo Expedito do Sul. Coronel Barros; Inhacorá; Jacuizinho; Mato Queimado; São Valério do Sul; Sete de Setembro. Mariana Pimentel; Minas do Leão. Monte Alegre dos Campos; Santa Tereza. Santa Margarida do Sul. Arroio do Padre.

Apesar de não possuírem edifícios residenciais, nem todas as 19 cidades estão entre as que possuem as menores densidades demográficas, que representa a quantidade de habitantes que existe por quilômetro quadrado do município, do Estado. De acordo com o IBGE, a densidade demográfica destes municípios varia entre 2,72 e 23,68 hab./km² e eles possuem uma média de 13,87 hab./km².

A menor densidade demográfica do RS é a de Pedras Altas, na região Sul, onde foi registrado apenas 1,5 habitante a cada quilômetro quadrado. Apesar da baixa quantidade de moradores para o tamanho territorial da cidade, ao menos um deles mora em apartamento.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2024/02/rs-tem-19-cidades-sem-apartamentos-aponta-censo-do-ibge-clt23dk2d003l017yrocimyfn.html