O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Salão de festas

Estudo apresenta áreas mais utilizadas por condôminos e gastos

Publicado em: terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Quem usa o salão de festas do condomínio?

Pesquisa aponta percentual de uso das áreas de lazer nos prédios e gastos necessários para mantê-las
 
Playground, salão de festas, academia, piscina... Novos empreendimentos imobiliários têm sempre uma grande variedade de atrações dentro do condomínio para uso dos moradores. Embora esses adicionais valorizem os imóveis, nem todos os itens das áreas comuns são utilizados com frequência, gerando gastos desnecessários. 
 
Uma pesquisa realizada pela administradora de condomínios Manager indica um panorama da utilização das áreas de lazer nos prédios e aponta quais têm a melhor relação entre uso e custo de manutenção.
 
Segundo o estudo, as quadras de esporte são as áreas mais utilizadas e também as que geram os menores custos. Quadras poliesportivas são usadas durante 45% do ano por moradores de até 18 anos e 40% por adultos.  Quadras de tênis têm 44% de utilização entre maiores de 18 anos. Esses equipamentos geram um custo de manutenção anual que representa menos de 1% das despesas do condomínio.
 
Crianças/ Áreas específicas para as crianças também valem a pena. Os playgrounds são usados durante 44% do ano, as brinquedotecas, durante 45% do mesmo período. Já o salão de jogos juvenil tem ocupação de  49% a cada 12 meses. Esses itens tem representatividade muito baixa no custo anual.
 
No lado oposto, as piscinas são menos utilizadas pelos condôminos, mas representam maiores gastos. O custo de manutenção de uma piscina aquecida, por exemplo, representa 5,83% nos gastos de um condomínio. A fria, por sua vez, gera uma despesa de 1,67% ao ano. Apesar desse custo, elas são usadas 24,5% e 18% do tempo, respectivamente.  O mesmo acontece com academias e salas de ginástica. Elas apresentaram uma frequência de 38% ao ano e geram um custo de 2,78% do total. 
 
Salão de festas é um dos equipamentos menos usados
 
O pior equipamento de lazer na relação entre custo e utilização em um condomínio é o salão de festas, de acordo com a pesquisa da administradora de condomínios Manager. Embora muito procurado na hora da compra de um novo imóvel, ele é geralmente utilizado apenas  durante os fins de semana. Por isso, essa área aparece na pesquisa entre as menos utilizadas no ano.
 
Embora tenham um custo inferior a 1% do total do valor do condomínio, salão de festas, churrasqueira e espaço gourmet têm frequência anual de apenas 2% do período.
 
“A intenção da pesquisa foi ajudar as incorporadoras a desenvolver a área comum do condomínio para determinado comprador, além de entender qual é o maior custo e qual é menor custo de cada tipo de área de lazer”, explica Marcelo Mahtuk, diretor-executivo da Manager.
 
Normalmente, as empresas incorporadoras de imóveis colocam uma série de atrativos nos espaços destinados ao lazer para chamar a atenção e atrair compradores. O problema disso é que cada cliente dá atenção a um item da área de lazer, de acordo com as suas preferências pessoais. Segundo Mahtuk, focar o empreendimento e ter prédios e áreas específicas para determinado perfil de morador é o ideal.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...