O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Segurança e crise

Veja como deixar o seu condomínio seguro, sem aumento de gastos

Publicado em: quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O que os condomínios podem fazer para investir em segurança em tempos de crise

Controlar quem chega e sai de um condomínio, garantir a identificação de visitantes, cuidar para que ninguém entre despercebido pelo portão da garagem, ter câmeras de segurança para zelar os espaços comuns, contratar empresa para atuar na portaria. A lista é grande de cuidados. Mas como manter tudo isso funcionando em momento de crise, sem que os custos criem dificuldades ao seu condomínio?

A segurança, inclusive a eletrônica, é essencial para condomínios residenciais e comerciais. Nos últimos tempos percebe-se que os criminosos estão cada vez mais organizados, sempre encontrando meios de burlar a segurança e esse cenário exige cada vez mais cuidados na proteção de nosso patrimônio. 

Especificamente no caso de condomínios residenciais é preciso estabelecer diretrizes de segurança, que devem ser seguidos por todos os moradores.

É preciso entender que a segurança é um item essencial para condomínios. Ao tratarmos de segurança, sabemos que não há possibilidade de arriscar, uma vez que reduzir a segurança, no seu escopo, pode trazer uma série de contratempos como por exemplo: para um condomínio comercial a perda de materiais essenciais para o trabalho e para condomínios residenciais a falta de tranquilidade para os moradores.

Um sistema de segurança eletrônica além de exigir um investimento menor, se mostra uma alternativa consistente em tempos de crise econômica. 

Não estamos desmerecendo o trabalho realizado por empresas que possuem tradição e equipes de vigilantes qualificados, mas a questão do custo precisa ser levada em consideração, pois se um condomínio significa rateio de despesas, devemos cuidar das despesas com responsabilidade.

Um sistema de segurança eletrônica garante filmagens e o armazenamento destes registros, lembrando que o gravador deve ficar a salvo do acesso de pessoas não autorizadas, em um lugar protegido.  

Uma novidade nesta área de segurança de condomínios com o objetivo claro de redução de custos inclusive para as empresas de segurança é a Portaria Virtual ou Remota, que consiste no desempenho das atividades da portaria a distância, utilizando-se a tecnologia para o atendimento em todas as situações de portaria. 

Contudo, em diversos casos é possível criar condições de economia, mantendo, ao mesmo tempo, um nível de segurança eficaz.

Desta forma, para uma empresa que possui serviços de portaria, necessário durante o seu período de funcionamento, há a possibilidade de unir com a vigilância 24 horas, utilizando o serviço de pessoas apenas durante o dia, utilizando o sistema de segurança eletrônica no período noturno ou quando não há movimento de pessoas tão intenso.

Sabemos que ainda há um enorme caminho a ser percorrido por conta de nossa cultura de nos sentirmos confortáveis em ver o porteiro, fisicamente, em nossos condomínios.

Mas com os encargos sociais tão elevados, as constantes crises econômicas, busca infindável por menores custos e maior eficiência entendemos que esta alternativa para o segmento da segurança patrimonial chegou para ficar e terá seu “lugar ao Sol”, pois muitos já estão se rendendo a mais essa alternativa. Inclusive as próprias empresas de segurança que sofrem com os altos encargos referenciados.

*Armando Lardosa é executivo sênior. Possui carreira construída no segmento hoteleiro desde 1990, gerindo hotéis renomados, como: Portogalo, Porto Real Resort, Rede Mirador de Hotéis, entre outros

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...