O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Sem acesso

Bombeiros têm dificuldade para chegar a condomínio na Asa Norte do DF

Publicado em: quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bombeiros do DF relatam dificuldades de acesso em prédios da Asa Norte

Condomínios nas quadras 900 têm estradas estreitas e áreas bloqueadas. Incêndio atingiu três quitinetes no sábado; um morador morreu no local.
 
Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal relatam dificuldades para entrar com viaturas de grande porte nos condomínios de quitinetes da Asa Norte. Na madrugada de sábado (25), uma pessoa morreu em um incêndio grave na quadra 912 Norte. O socorro foi dificultado pelo acesso estreito aos prédios.
 
"Diante de uma situação de risco, adversa, com certeza cada segundo é importante para que uma vida seja salva. A questão do acesso aqui vai determinar, sim, com certeza, tanto a eficiência quanto a eficácia desse processo de salvamento", diz o tenente dos bombeiros Gildomar Alves.
 
O governo do DF afirma que o Corpo de Bombeiros está preparando uma nova norma técnica de segurança e acessibilidade para os edifícios. O documento deve ser publicado até o fim do ano.
 
As perícias dos bombeiros e da Polícia Civil no prédio que pegou fogo ficam prontas em 30 dias. Por causa do cheiro de queimado, muitos moradores ainda estão dormindo fora de casa. O prédio não foi interditado pela Defesa Civil.
 
Nesta segunda (27), uma equipe da TV Globo acompanhou o trajeto dos bombeiros na região dos condomínios, nas quadras 900 da Asa Norte. Em muitos dos conjuntos habitacionais as viaturas não conseguem entrar pela portaria normal. É preciso acessar pela contramão e invadir canteiros para seguir caminho.
 
No condomínio onde o incêndio foi registrado, o veículo não conseguiu utilizar a pista mais próxima do apartamento onde o fogo começou. A mangueira teve de ser puxada por alguns metros, por baixo do prédio, para atingir o local das chamas. A simulação utilizou um dos veículos médios da corporação, com 4 metros de largura e 3,5 metros de altura.
 
Nos conjuntos vizinhos, o problema se repete. As entradas com portões largos, supostamente planejadas para o acesso de caminhões, são bloqueadas por gramados, plantas e carros estacionados. Os síndicos e encarregados de quatro condomínios visitados não quiseram gravar entrevista.
 
"É necessário que sejam mobilizadas atividades, até mesmo simulatórias, que possibilitem uma estratégia melhor para empregar essa técnica de combate a incêndio em todo o complexo residencial", diz Alves.
 

Incêndio

 
Três apartamentos foram destruídos pelo fogo no Módulo D da 912 Norte, na madrugada de sexta (24) para sábado (25). O fogo teve início pouco antes da 1h e atingiu ainda uma área de vegetação na área externa do prédio.
 
A vítima – um professor de história que morava sozinho – foi encontrada carbonizada no apartamento onde o fogo teve início. Moradores disseram que ele morava havia pouco tempo no local, mas tinha um histórico de problemas com vizinhos. O edifício tem 66 apartamentos e faz parte de um condomínio com dez prédios semelhantes.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...