O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Sem laudo

Condomínio evacuado às pressas não recebe documentos de construtora

Publicado em: segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Laudo sobre pane ainda não foi concluído

Dois meses e meio após o Edifício Sunset Boulevard, localizado no bairro Araés, em Cuiabá, ter sido evacuado às pressas após um incêndio na prumada elétrica que espalhou fumaça tóxica por todo o prédio, o laudo para saber as causas do incidente ainda não foi concluído. O prazo inicial para conclusão da perícia terminou agora no fim de dezembro. Por meio da assessoria de imprensa, a diretora de Criminalística da Perícia Oficial do Estado (Politec), Rosana Borges, informou que o prazo será prorrogado, mas sem uma data ou período definido. Segundo a Politec, a Construtora Plaenge, responsável pelo empreendimento, até o momento não entregou o relatório de reforma feito no edifício e o projeto elétrico, documentos considerados fundamentais para conclusão do laudo. Sem toda a papelada necessária, o resultado ficará incompleto.

“Já foi encaminhado ofício solicitando urgência o envio dos documentos”, informou a assessoria do órgão estadual.  

Em novembro passado, o laudo de vistoria divulgado pela seguradora contratada pelo condomínio, a Proseg Engenharia, vinculada à seguradora Sul América Seguros, apontou que a responsabilidade pelo incêndio é da Plaenge. Conforme o documento, o curto-circuito que originou as chamas teve início na parte elétrica do prédio e não dentro de um dos apartamentos, como se suspeitava. “Os dados obtidos nesta vistoria são indicativos da ocorrência de uma falha própria da instalação, não relacionada a fatores externos, sobrecarga, ou por algum curto-circuito com origem em algum apartamento”, revelou. Por meio de nota, a assessoria da Plaenge informou que os projetos disponíveis foram entregues à Politec e outros solicitados a entes públicos responsáveis pela sua aprovação, por se tratar de empreendimento entregue há mais de 10 anos. O edifício foi entregue em 2002. Enquanto isso, as famílias continuam alojadas em casas de parentes, amigos e em hotéis da cidade.

“A reforma do prédio está em andamento e a permanência ainda está proibida. E o laudo é muito importante para nós tanto para sabermos o que realmente causou o curto-circuito e para que possamos tomar algumas providências”, comentou o advogado Huendel Rolim, proprietário de um dos 92 apartamentos do edifício, que conta com 23 andares.

Na madrugada do dia 14 de outubro passado, um incêndio na prumada elétrica, local em que se concentram os cabos de energia que vão para os apartamentos, provocou uma fumaça tóxica que se espalhou pelos 92 apartamentos do Sunset Boulevard. A maior parte dos moradores conseguiu sair por conta própria. Porém, pelo menos dez pessoas tiveram que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, em um trabalho que durou aproximadamente dez horas e mobilizou ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Exército Brasileiro e as defesas civis de Cuiabá e do Estado. Após o incidente, os moradores informaram que a Plaenge havia feito uma inspeção no prédio meses antes do incêndio e que não havia sido detectado nada de anormal. A Politec requer justamente o relatório resultante dessa manutenção.

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...