O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Sem vedação

Condomínio popular novo em Santo André sofre com mofo e infiltrações

Publicado em: sexta-feira, 18 de maio de 2012

 Conjunto popular novo está cheio de infiltrações

Apartamentos de condomínio entregue pela prefeitura há cerca de três anos estão cheios de mofo 

O Condomínio Jardim das Maravilhas, em Santo André, no ABC, Grande São Paulo, foi construído há três anos pela prefeitura da cidade para cerca de 160 famílias que viviam em habitações precárias no Jardim Cristiane. Apesar de agora morarem em imóveis regularizados, pagando mensalidades de R$ 68 mais impostos, as famílias continuam sofrendo com problemas estruturais em suas casas. Apartamentos do conjunto estão com paredes e teto completamente tomados pelo bolor. Com janelas já enferrujadas e móveis degradados pela umidade, os moradores do Jardim das Maravilhas conversaram ontem com a Operação Bairro a Bairro do DIÁRIO.
 
A maioria atrela a infiltração à vedação inadequada do prédio, pois a parte externa não é rebocada. Eles afirmam que a edificação é revestida apenas por uma textura inferior ao reboco. Por isso, o eletricista Cícero Alves dos Santos, de 35 anos, diz que falta entusiasmo para a reforma dos apartamentos.
 
“Primeiro, eles (a prefeitura) precisam arrumar a parte de fora para só então os moradores arrumarem os seus apartamentos”, diz.
 
Moradores antigos do bairro contam que no terreno onde foram erguidas as três torres do condomínio existia uma imensa piscina de água, que brotava de uma mina. A aposentada Maria Vasques, de 65 anos, ainda lembra-se da época em que os filhos pequenos brincavam no local.
 
“Era um buraco imenso cheio de uma argila amarela e muito mole”, afirma ela, que está há mais de 30 anos no local.
 
Na área externa do prédio é possível ver a água brotando do chão. Segundo uma das responsáveis pelo condomínio, Lilian Caetano dos Reis, de 34 anos, técnicos da prefeitura jogaram pedregulhos no chão para evitar que a água penetre nos apartamentos do térreo.
 
O condomínio também apresenta diversas rachaduras nas calçadas. A maior fica em frente ao bloco A. Segundo os moradores, há menos de um ano ela tinha  cerca de 30 centímetros de comprimento e agora  já contorna toda a torre.
 

Terreno passará por drenagem

 
A prefeitura de Santo André informou que para o terreno do Condomínio Jardim das Maravilhas há um  projeto de drenagem profunda. A área ainda ganhará mais dois blocos de apartamentos. A prefeitura não disse quando a drenagem será realizada, mas acrescentou que os prédios vão ganhar rufos melhores.  A Empresa Municipal de Habitação Popular também  informou que faz reuniões semanais no condomínio  para mostrar aos moradores como realizar os serviços de manutenção.

Fonte: http://diariosp.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...