Síndico de destaque

Síndica inova comunicação no condomínio com Instagram

Com moradores jovens e conectados, Moira Mori decidiu criar perfil do condomínio de Curitiba na rede social, mantendo a comunidade engajada e bem informada

Por Gabriela Piva

21/10/21 11:24 - Atualizado há 2 anos


Desde 2018, o condomínio Edifício Orbit, em Curitiba (PR), tem entre as principais ferramentas de comunicação com os moradores um perfil no Instagram. A ideia inovadora partiu da síndica e moradora Moira Correia Mori, advogada de 33 anos.

No ofício há seis anos, Moira conta que a página facilita a comunicação com os outros condôminos, que são, em sua maioria, jovens, estudantes, pais e investidores, adeptos de redes sociais.

Com isso, a síndica consegue ter um maior controle sobre quem visualiza os comunicados publicados nos Stories, já que este recurso do Instagram mostra ao administrador quem viu a postagem, que fica disponível por 24 horas. A divulgação também permanece publicada no feed do perfil. 

"O Instagram ajuda bastante porque eu consigo fazer um aviso de qualquer lugar em que esteja", pontua Moira. Além disso, a rede social a auxilia na comunicação com proprietários que não moram no prédio e não acompanham os comunicados afixados no elevador. 

O que é publicado no Instagram do condomínio? Moira usa o Instagram para publicar diversos tipos de comunicados para manter a comunidade bem informada não só sobre o condomínio, mas sobre outros assuntos de interesse geral:

Para isso, ela usa os seguintes recursos da rede social:

Convivência e maior interação entre moradores  Moira usa a conta do Instagram para outros fins, como divulgação de trabalho dos moradores. Segundo ela, a convivência melhorou após a criação da página - há até mesmo quem se interesse romanticamente pelo vizinho e pergunte pela identidade alheia. 

"Com segundos interesses ou não, os laços entre os moradores aumentaram. As pessoas acabam vendo quem é o vizinho, quem está ali [no Instagram], puxando uma conversa, adicionando... É bem legal", diz. 

Como a conta foi criada?

Para criar a página, Moira reuniu o conselho para saber se poderia levar a ideia adiante. Com uma decisão positiva, a síndica abriu a conta no aplicativo e criou regras para o seu uso. 

A página, que é fechada para o público geral no intuito de proteger os dados condominiais, possui grande adesão dos moradores: tem 109 seguidores de um total de 185 unidades. 

"Eu acho um número bom, bem bacana. A maior adesão conquistada é nas visualizações dos stories, superior às curtidas e comentários", detalha Moira.

Ela também aproveita o perfil para fazer atendimentos aos moradores por meio das mensagens "inbox", que entram após a visualização dos Stories ou mensagem direta. 

Além do Instagram, a síndica e advogada fez uma lista de transmissão no WhatsApp para enviar avisos e comunicados aos condôminos que não têm conta na rede social. 

Passo a passo para criar uma conta no Instagram do condomínio

Se você gostou da ideia e gostaria de experimentar esse meio de comunicação em seu condomínio, confira o passo a passo para levar adiante e ter uma implantação bem-sucedida:

  1. Avaliar se o perfil do Instagram vai atender às necessidades do condomínio; 
  2. Levar a ideia para deliberação da assembleia ou reunião de conselho; 
  3. Definir regras de uso do Instagram. Por exemplo: quem pode participar, o que será publicado e se haverá atendimento; 
  4. Criar o perfil e divulgá-lo para todos os proprietários e moradores; 
  5. Definir se terá plano de postagens ou se será usado para assuntos mais emergenciais;
  6. Gerenciar o Instagram. 
Queremos ouvir a sua história também! Você tem feito algo de inovador no seu condomínio? Comente abaixo ou envie e-mail para imprensa@sindiconet.com.br: seu relato pode virar a nossa próxima pauta!