Atribuições do Síndico

Síndico moderno

Saiba como é ser síndico atualmente

Por Mariana Ribeiro Desimone

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Foi-se o tempo em que ser síndico era sinônimo de ser aposentado e ter muitas horas de tempo livre para se dedicar ao condomínio. Hoje, apesar de ainda haver muitos síndicos com essas características, o perfil dos novos síndicos não é mais o mesmo de 10 anos atrás.

O que os especialistas ouvidos pelo SíndicoNet afirmam - assim como os dados atuais do portal - é que hoje o síndico mudou bastante. É mais jovem (entre 35 e 55 anos), é profissional liberal, e conta com o apoio de uma administradora de condomínio. Apesar de ainda não serem maioria, o número de mulheres síndicas aumenta cada vez mais -  no SíndicoNet, já representam 38 % dos cerca de 84 mil síndicos cadastrados.

Algo que não muda nunca é a disponibilidade do interessado na função. Quem é, ou quer ser, síndico sabe que é vital ter tempo para se dedicar ao condomínio, seus moradores e seus funcionários. E é por isso que a contratação de síndicos profissionais tem se tornado cada vez mais frequente.

Outro ponto que permanece inalterado é a capacidade de receber críticas. Mesmo realizando diversas benfeitorias, gerindo bem funcionários e intermediando conflitos entre vizinhos, é importante lembrar que a sua gestão não agradará a todos.

Por isso, saber ouvir os descontentes é uma ferramenta poderosa para saber como melhorar a sua gestão.

E como melhorar a gestão é sempre um objetivo desejado, listamos abaixo algumas características do síndico moderno. Veja:

Itens de interesse

Colaboraram com esta matéria: Marcio Bagnato, diretor de condomínios da administradora Habitacional, Nilton Savieto, consultor SíndicoNet e síndico profissional, Marcio Rachkorsky, consultor SíndicoNet e advogado especialista em condomínios, Gabriel de Souza, diretor da administradora Prop Starter, Marina Mendes, síndica e Rodrigo Salessi, síndico