quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Um síndico invadiu a residência de um morador e o atacou com um facão na madrugada dessa terça-feira (9) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O morador reagiu golpeando o agressor no rosto com um machado. Ambos sobreviveram ao confronto, que foi motivado por desentendimentos antigos entre os dois.
O incidente ocorreu por volta da meia-noite, conforme informações divulgadas pela Brigada Militar. Após o confronto, os dois homens receberam atendimento médico e, apesar da gravidade dos ferimentos, encontravam-se conscientes e com quadro de saúde estável.
O síndico permanece sob custódia do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e responderá por tentativa de homicídio. O morador não será indiciado, segundo determinação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Novo Hamburgo.
Na manhã desta quarta-feira (10), as autoridades ouviram os depoimentos dos envolvidos por meio de chamada de vídeo. O confronto aconteceu em um condomínio localizado na área rural de Novo Hamburgo, próximo à Estrada do Walahai e da rua Orestes Basotti.
"Esses homens tinham uma desavença antiga, por diversos motivos, que descambou em tentativa de homicídio. Vamos indiciar o síndico. Ele começou as agressões quando invadiu com facão o imóvel. A vítima é o morador, que precisou utilizar um machado para evitar que fosse morto", declarou o delegado titular da DHPP de Novo Hamburgo, Anderson Hermel.
As investigações prosseguem para esclarecer detalhes específicos sobre o histórico de desentendimentos entre os dois homens e as circunstâncias que levaram à escalada da violência. Segundo as autoridades, nenhum dos envolvidos possuía antecedentes criminais antes deste incidente.
Quando o agressor em um condomínio é o próprio síndico, a situação pode se tornar bastante delicada. O síndico, que deveria ser um agente de equilíbrio e governança, está abusando do poder, criando um ambiente de tensão. Abaixo estão algumas maneiras de lidar com essa situação de forma prática e legal.
* Conteúdo gerado pela Inteligência Artificial do SíndicoNet. Teste aqui!
Conteúdo SíndicoNet (Produzido com Auxílio de IA)