O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Taxa mensal

Condomínio caro impacta no valor cobrado pelo aluguel

Publicado em: terça-feira, 25 de setembro de 2012

 Taxa de condomínio sobe e pesa no valor do aluguel

Em alguns bairros do Rio, a cota representa 30% do valor da locação para os inquilinos
 
POR CRISTIANE CAMPOS
 
O valor dos condomínios disparou no estado. E por conta deste cenário, o Sindicato da Habitação (Secovi Rio) recomenda que os proprietários reduzam o aluguel para que os inquilinos possam absorver as despesas do imóvel e pagar o aluguel em dia. Em alguns bairros, a cota condominial representa 30% da locação. Isso sem levar em consideração taxas como IPTU e extras que, em alguns casos, são de responsabilidade do inquilino. Segundo o Secovi Rio, no Méier, o condomínio representa 29% do aluguel. Em seguida, aparecem Jacarepaguá com 26,5%, Barra da Tijuca com 24,3%, Recreio com 22,2% e Tijuca com 20,4%. O valor médio no Méier é R$ 393 e na Tijuca está em R$ 526.
 
Para o vice-presidente Comercial da Renascença Administradora, Edison Parente, o percentual pode ser mais elevado, chegando a 50% do valor do aluguel.
 
“Quando o condomínio é muito alto, acaba empurrando o valor do aluguel para baixo, pois o inquilino se preocupa com o custo total da locação. Essa despesa é uma das mais importantes que o inquilino tem. A relação entre valor do condomínio e do aluguel é inversamente proporcional: quanto maior o valor do condomínio, menor o valor do aluguel”, explica Parente.
 
Quem vive o drama é o gerente de Comércio Exterior, Marcelo Pires, que investiu na compra de um apartamento no Cachambi para reforçar o orçamento com o aluguel. O problema é que a área de lazer, considerada o diferencial, ainda não funciona 100%, mas o valor do condomínio não leva isto em conta. Ele não consegue alugar pelo preço de mercado e foi orientado por administradoras a baixar o valor para alugar o imóvel.
 

Feira vai tirar dúvidas sobre administração

 
Dúvidas sobre como reduzir a cota condominial, fazer assembleia e outros temas referentes ao dia a dia do prédio serão apresentados na quarta edição da Feira Secovi Rio de Condomínios, nos dias 26 e 27, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. A feira será sustentável e contará com o selo “Evento livre de carbono”, desenvolvido pela CarboClima. O tema deste ano será “Condomínio cidadão” que vai abordar itens como sustentabilidade, solidariedade, acessibilidade e convivência.
 
Haverá um estande que vai reproduzir uma portaria adaptada aos portadores de necessidades especiais, com a participação de monitores em cadeiras de rodas. Terá ainda palestra que vai simular Assembleia Geral Extraordinária com um dos temas mais polêmicos: obras em condomínios.
 

Gastos com luz, água e pessoal pesam mais

 
A Rede Protel costuma orientar os proprietários a reduzirem o valor do aluguel por conta das cotas de condomínio elevadas. De acordo com a gerente operacional, Cristiane Salles, a empresa sempre promove ações e estudos que viabilizam a necessidade de substituição da mão de obra por equipamentos para tornar o condomínio mais enxuto.
 

“As rubricas que mais oneram a previsão orçamentária são os gastos com contas públicas e o de pessoal. Os condomínios devem ser dotados de equipamentos modernos, além de fazer instalações de hidrômetros individuais e sensores de presença, entre outros”, orienta Cristiane. 

Fonte: http://odia.ig.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...