Tecnologia e economia

Portaria virtual pode trazer custos baixos sem prejuízo em segurança

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Como a tecnologia está revolucionando o setor de terceirização de serviços

Serviços terceirizados têm se beneficiado da tecnologia para baixar seus custos e elevar a qualidade das atividades executadas

A demanda por serviços de maior qualidade e, consequentemente, a elevação dos valores cobrados por profissionais contratados que realizam estas tarefas, tem tornado cada vez mais comum o hábito de terceirização de serviços. Hoje, praticamente todas as empresas e instituições terceirizam serviços que, por muito tempo, sobrecarregavam suas folhas de pagamento e dificultavam o gerenciamento de profissionais que colaboravam com essa atividade.

É claro que o principal motivo para a terceirização de serviços envolve a redução dos custos da empresa ou instituição, visto que, por muitas vezes, contar com uma equipe própria para serviços que podem ser feitos por outras empresas contratadas - como limpeza, fornecimento de alimentação, recepção, portaria - pode ser bem mais barato do que adicioná-las ao seu time de colaboradores. Entretanto, muitas empresas têm procurado também a terceirização para facilitar processos e tornar mais eficiente sua rotina de trabalho. E é exatamente nesse ponto que a tecnologia tem ajudado a desenvolver ainda mais as atividades terceirizadas.

Alguns serviços terceirizados também se beneficiam do avanço tecnológico para reduzir seus custos com pessoal e processos - repassando valores menores para seus clientes e, até mesmo, faturando mais sem ter que alterar a qualidade do serviço prestado.

Um bom exemplo de serviço terceirizado que tem a tecnologia como aliada é a de portaria remota. Além de demandar um menor número de profissionais para gerenciar diversas portarias de um cliente só, a tecnologia faz com que o contato com uma central de recepcionistas consiga gerir a entrada e saída de visitantes em um ambiente, com maior segurança e qualidade.

A realidade de condomínios residenciais ou profissionais é a mesma de muitas empresas que procuram terceirizar boa parte de seus serviços. Como eles precisam trabalhar melhor os custos relacionados com as atividades para manter o condomínio funcionando em bom estado, nada melhor do que procurar terceirizar atividades que podem ser realizadas por empresas especializadas nessas tarefas. A portaria remota, portanto, é uma excelente alternativa para alcançar esse objetivo e, mesmo assim, manter a qualidade da atividade.

A tecnologia da portaria remota garante aos condomínios uma grande vantagem quando comparada com as empresas de portaria presencial: a segurança. Em grandes metrópoles, com o aumento dos incidentes relacionados com assaltos a prédios e sequestro de moradores, a presença do porteiro físico, muitas vezes, oferece um risco a mais ao condomínio, visto que ele pode ser abordado e rendido por esses criminosos.

A proposta da tecnologia da portaria remota evita esse contato com o profissional responsável pela liberação da entrada, garantindo a segurança e integridade de todo o processo. Esses benefícios só seriam possíveis com a ajuda da tecnologia.

Os outros benefícios do serviço tecnológico de portaria remota viriam como uma consequência natural do processo, reduzindo custos condominiais e otimizando a entrada e saída de visitantes do prédio gerenciado.

Esse é apenas um exemplo de como a tecnologia tem mudado o perfil dos serviços terceirizados, tornando-os melhores, mais seguros e eficientes. A tendência, portanto, é que cada vez mais ela esteja presente nas atividades rotineiras prestadas por essas empresas.

Fonte: https://noticias.terra.com.br