O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Tecnologia na garagem

Sistema reconhece veículos por placas e aprimora vídeomonitoramento

Publicado em: sexta-feira, 29 de abril de 2016

Nova tecnologia para condomínios impede entrada de veículos sem autorização

Através da leitura de placas, é possível aumentar o rigor no controle de acesso ao não depender de avaliação humana para evitar invasões. 
 
A fabricante sueca Axis Communications e a desenvolvedora brasileira Pegasus Tecnologia, que atuam no setor de videomonitoramento, lançaram um sistema de controle de acesso com leitura de placas embarcado nas câmeras, para aprimorar a segurança de estacionamentos em condomínios residenciais e comerciais. O sistema PlateView Embedded impede a entrada de veículos não-cadastrados e registra os horários de entrada e saída dos veículos cadastrados, permitindo que o porteiro se concentre em outras funções.
 
Criado no Brasil, o PlateView Embedded responde à crescente demanda por um controle mais rigoroso no acesso de fornecedores, empregados e visitantes em condomínios verticais e horizontais, com uma combinação inédita de tecnologias que elevam a segurança dos moradores. Nos condomínios que contam com garagista ou segurança exclusivamente para verificar a chegada de veículos, é possível liberar o profissional para outras atividades.
 
A própria câmera faz o processamento e armazenamento das imagens, dispensando investimentos em servidor e storage. Com resolução Full HD, a câmera AXIS M1125-E captura as placas dos veículos e opera, por si só, os algorítmos do software da Pegasus. Entre a leitura da placa e a liberação do portão, o tempo total é de até dois segundos. Caso a placa não corresponda às listadas na base de placas autorizadas, o portão permanece fechado. 
 
A gestão das listas de placas é feita através de uma interface amigável, em Português, que permite acrescentar ou retirar autorizações facilmente.
 
“Se um contrato de aluguel se encerra, por exemplo, é possível listar a placa do veículo do ex-morador para impedir seu acesso, mesmo que ele conheça o porteiro”, explica Amaro Monteiro, diretor da Pegasus Tecnologia.
 
Além disso, todos os horários de entradas e saídas de cada veículo ficam registrados no cartão de memória inserido na câmera. Ao utilizar o cartão de memória AXIS microSDXC com espaço de 64GB, o condomínio pode cadastrar até mil veículos por câmera.
 
Condomínios que preferirem manter seus atuais sistemas de controle de acesso veicular, automatizados ou não, poderão utilizar a nova tecnologia de leitura de placas como um reforço à segurança atual. Quando o sistema identificar um veículo não cadastrado ou em lista negra, poderá enviar um alerta à portaria ou e-mail ao síndico, sem no entanto impedir ou liberar qualquer acesso.
 
Para Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis, a possibilidade de utilizar a solução tanto para o controle de portões quanto apenas reforçando a segurança dos moradores com alertas mostra que o lançamento pode ser aplicado em qualquer situação.
 
“Não importa se o condomínio prefere controlar o portão por outros meios: agora, os moradores podem proteger seu espaço contra o ingresso de prestadores de serviço desautorizados, visitantes indesejados e qualquer veículo usado por potenciais criminosos”, afirma Junqueira.
 
A solução de leitura de placas composta por câmera AXIS M1125-E, licença PlateView Embedded permanente, suporte anual da Pegasus e cartão de memória de 64GB otimizado para videomonitoramento tem preço sugerido ao cliente final de R$ 9.916, mais impostos estaduais.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilizaç��o deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...