O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Terceira idade

Porteiro amigo do Idoso volta com capacitação no RJ

Publicado em: quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Programa "Porteiro Amigo do Idoso' no Rio

A Bradesco Seguros lança na próxima terça-feira (9), no Rio de Janeiro, uma nova turma do Programa “Porteiro Amigo do Idoso”, criado com o objetivo de capacitar o porteiro – apontado como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Seguradora com cidadãos da terceira idade – a oferecer melhores serviços ao público.   A iniciativa será realizada em Copacabana, mesmo local onde o Programa foi lançado, em 2010, por ser o bairro que apresenta a maior concentração de idosos no país. Segundo o último censo demográfico do IBGE, cerca de 30% da população pertencem à terceira idade.   A Bradesco Seguros traz em seu DNA o compromisso de incentivar a conquista da longevidade, com saúde, qualidade de vida e bem-estar, por meio de uma série de ações que diferenciam e caracterizam sua atuação.  

O Programa Porteiro Amigo do Idoso faz parte desse conjunto de ações, contribuindo para a autonomia, mobilidade e independência desse segmento da população e valorizando a cidadania – destaca Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros.  

No total, serão ministradas 12 horas de aulas em duas semanas de curso, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Unidade Copacabana do Senac RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contratado pela Bradesco Seguros desde o início do Programa por sua tradição de mais de 60 anos em capacitação profissional. Estão disponíveis 25 vagas.   Desenvolvido sob a orientação do médico e gerontólogo Alexandre Kalache – ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e consultor da Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade -, o Programa Porteiro Amigo do Idoso aborda situações comuns para quem convive com pessoas longevas no dia a dia.   Além de noções básicas de primeiros socorros e de segurança, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos, de forma a reconhecerem o processo de envelhecimento e suas principais características. Para isso, a capacitação inclui uma vivência, na qual são utilizados óculos para dificultar a visão e pesos nos pés, entre outros artifícios, para que os porteiros experimentem as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.   As competências a serem desenvolvidas incluem: agir de forma acolhedora e preventiva no trato com o morador idoso, utilizando princípios de educação, saúde e cidadania; prestar informações para o aumento da acessibilidade física do prédio, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida do idoso e os princípios de segurança no lar; reconhecer o processo de envelhecimento e suas características, com o objetivo de disseminar a informação, bem como mediar pequenos conflitos;Identificar as principais causas de quedas para idosos;comportar-se de forma segura em situações de emergência; e organizar listagem de contatos com hospitais de emergência e referências de planos de saúde do bairro. Após serem avaliados, os porteiros recebem uma certificação.   Em 2012, o Programa foi estendido à região de Higienópolis, na cidade de São Paulo, onde também há grande concentração de idosos, ainda de acordo com o censo de 2010. Até o momento, já foram capacitados cerca de 640 porteiros, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...